Eleições 2014

Debate morno marca último confronto entre candidatos ao Buriti

Agnelo, Pitiman, Rollemberg, Toninho e Frejat falaram sobre propostas de campanha

Nathália Cardim
postado em 30/09/2014 22:22

Os cinco principais candidatos ao Governo do Distrito Federal falaram sobre as propostas de campanha na noite desta terça-feira (30/9), em debate promovido pela TV Globo. Foi o último confronto televisionado antes do primeiro turno das eleições - o encontro foi morno, marcado por poucas propostas e algumas alfinetadas entre os candidatos.

[FOTO1]

Primeiro a falar no debate, Rodrigo Rollemberg (PSB) perguntou a Agnelo Queiroz (PT) sobre a educação em tempo integral: ;Você diz que toda Brazlândia tem educação em tempo integral. Isso não é propaganda enganosa?;

[SAIBAMAIS]Em resposta, Agnelo disse que Rollemberg precisava visitar as escolas. ;As crianças não ficam mais na rua. Hoje nós possuímos 332 escolas que atuam em tempo integral no DF. Além disso eu entreguei 28 creches públicas para a comunidade. Esse é o maior legado para a população;.

No segundo bloco, os candidatos perguntaram uns aos outros, sobre temas definidos pela emissora, e se alfinetaram. O candidato do PR, Jofran Frejat, perguntou a Luiz Pitiman (PSDB) sobre a geração de empregos no Distrito Federal. Pitiman disse que a geração de empregos é importantíssima e que irá investir na iniciativa privada ;Faremos investimentos na vocação das cidades;. Na réplica, Frejat disse que a burocracia atrapalha a geração de empregos.


"Comediante"
Ainda no segundo bloco, Frejat disse que Rodrigo Rollemberg era um comediante. O candidato pediu direito de resposta, que foi negado. Agnelo também pediu direito de resposta quando Rollemberg disse que empresas públicas não estão funcionando como deveriam e teve o direito negado.

Toninho do Psol perguntou a Agnelo sobre funcionalismo, comissionados e máquina pública. Em resposta, Agnelo diz que reduziu o número de cargos comissionados e aumentou a quantidade de contratação de concursados. O candidato ao governo no PSol defendeu que ;a única forma de ingresso no serviço público deve ser por meio de concurso público;. Os candidatos ainda falaram sobre saúde, segurança pública e transporte.

Frejat perguntou a Toninho sobre suas propostas para a área de educação. O candidato do Psol disse que pretende criar mais escolas em tempo integral, além da Universidade do Distrito Federal e prometeu melhores salários para os professores. ;Queremos que a Universidade do Distrito Federal seja um fato. No meu governo, irei oferecer cursos para todos os jovens em todas as áreas e aumento no investimento da educação;, ressaltou.

"Critica quem não tem conhecimento"
Agnelo Queiroz (PT) perguntou ao candidato Rodrigo Rollemberg (PSB), sobre a criação do bilhete único. Rollemberg falou sobre o bilhete, mas criticou a obra do BRT e disse que Agnelo trocou ônibus mas diminuiu o número de coletivos. Na réplica, Agnelo defendeu o novo sistema. ;Só pode criticar quem nunca usou e não tem conhecimento;, argumentou o candidato do PT.

No quarto bloco do debate, Rodrigo Rollemberg perguntou para Pitiman sobre sua proposta de governo para o Entorno. ;Nós precisamos fazer aquilo que até hoje ninguém fez. Vamos valorizar a região do Entorno, gerando emprego e melhorando a saúde pública;, disse o tucano. Na réplica, Rollemberg disse que caso seja eleito, irá melhorar a vida das pessoas no Entorno. ;Vamos assumir a responsabilidade de fazer investimentos nessas regiões próximas ao DF;, avaliou.

Agnelo perguntou a Luiz Pitiman sobre saúde. Ao receber críticas do tucano, o candidato do PT disse que Pitiman fala sem saber da realidade e afirmou que para ser candidato, é preciso ter responsabilidade.

Considerações finais
No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais. Toninho do Psol diz que espera que o debate mostre as diferenças e projetos entre os candidatos ;Que a população vote com consciência e não se deixe iludir por grandes promessas;.

Luiz Pitimam (PSDB) falou que como governador tem o sonho de ver as coisas básicas funcionarem, como saúde, transporte, educação e segurança.

Jofran Frejat lembrou que foi quatro vezes secretário e criou o sistema de saúde do DF. ;Me mostre um hospital feito por outra pessoa que não eu;, desafiou.

Rodrigo Rollemberg (PSB) disse que seu programa expressa o desejo de mudança para um novo DF. ;O governador tem que governar para todos. A prioridade é dar atenção aos mais necessitados, peço seu voto de confiança para construir uma cidade melhor;.

Agnelo Queiroz (PT) lembra que pegou a cidade suja e abandonada. ;Reconheço que ainda não fiz tudo que gostaria e peço o apoio para não interromper o processo que já começou. Como governador, irei avançar nos projetos da cidade;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação