Eleições 2014

Aécio e Marina trocam ataques no último debate antes das eleições

Tucano e ambientalista travam disputa acirrada por uma vaga no segundo turno

postado em 02/10/2014 23:24
Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) trocaram pesados ataques logo no primeiro bloco do debate promovido na noite desta quinta-feira (02/10) pela Rede Globo. Disputando uma vaga no segundo turno contra Dilma Rousseff (PT), ambos miraram pontos fracos do opositor com veemência.

Quem se lançou na ofensiva foi Aécio, que usou da primeira oportunidade para questionar Marina.O tucano começou criticando o PT pelas sucessivas denúncias de corrupção, desde o mensalão - lembrando que Marina fazia parte da legenda naquela época. A ex-senadora devolveu a crítica, citando o silêncio de Aécio sobre a suposta compra de votos pelo governo Fernando Henrique Cardoso para a aprovação da reeleição no Congresso Nacional.

"Onde estava a candidata à nova política naquele instante (do mensalão)?", perguntou Aécio, lembrando dos 24 anos em que a acreana foi filiada à legenda. Marina disse que "nunca se rendeu àquilo que é ilícito e ilegal, como é o mensalão". Em seguida, partiu para o ataque. "Vossa Excelência esteve dentro de um partido que praticou o mensalão, na votação da reeleição. Foi ali que começou o mensalão". Marina criticou ainda a postura de Aécio, que nunca teria repudiado a suposta compra de votos. "Saí do PT para manter as minhas convicções. Não vi você fazer nenhuma crítica ao expediente da reeleição, nem nenhuma crítica ao mensalão da compra de votos da reeleição."

"Me surpreende que a senhora faça essa defesa do mensalão do PT, ao compará-lo a denúncias que jamais foram comprovadas", devolveu Aécio Neves. O tucano continuou a crítica a Marina Silva citando os quadros escolhidos por ela para cargos ligados ao Ministério do Meio Ambiente, quando ocupou a pasta, durante o governo Lula. Aécio repudiou que candidatos petistas derrotados nas eleições anteriores tenham sido nomeados. "Nada mais velho na política do que nomear para cargos públicos aqueles que foram demitidos nas urnas pelo povo brasileiro".

Na tréplica, Marina mais uma vez se defendeu com um ataque. "Você falou que eu fui atacada injustamente pelo PT. Mas também por Vossa Excelência, que pela primeira vez na história desse país se uniu com o PT para me descontituir". Sobre as nomeações, Marina justificou que os "bons" não necessariamente são eleitos, como pode acontecer inclusive no PSDB. "Se algum deles perder a eleição", questionou Marina sobre os candidatos tucanos, "o senhor vai chamá-los de velha política só porque perderam a eleição?".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação