Eleições 2014

TRE recolhe 300 toneladas de lixo eleitoral, quantidade recorde no DF

Entre os materiais recolhidos estão placas, cartazes, cavaletes e faixas

postado em 04/10/2014 09:40
Às vésperas do primeiro turno das eleições de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF já tem um levantamento parcial do material de campanha recolhido por poluir as vias públicas. Entre placas, cartazes, cavaletes e faixas, foram quase 300 toneladas de lixo eleitoral, um recorde, se compararmos com as 120 toneladas apreendidas no pleito de 2010.No ranking nacional dos sujões, a capital aparece à frente de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo tendo menos candidatos na disputa local.

A fiscalização prioriza as peças instaladas em rotatórias e canteiros que coloquem em risco a segurança dos motoristas. Também visa desobstruir a passagem de pedestres e ciclistas. ;A legislação prevê regras e penas para quem não as cumpre. E, este ano, a fiscalização foi mais rígida;, reforça o juiz Carlos Alberto Martins, do TRE-DF.

Segundo a diretora do Coordenação de Organização e Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE/TRE), Renata Luz, as operações continuam. ;Os candidatos só podem fazer uso desse tipo de material até as 22h do sábado (hoje). Depois, é considerado crime eleitoral;, esclarece a responsável.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação