Eleições 2014

Reeleição é "fator multiplicador de práticas de corrupção no nosso país", diz Joaquim Barbosa

Pelo Twitter, ele disse que "nenhuma democracia sobrevive sem alternância de poder. Olhe o nosso entorno e veja a devastação feita pela perpetuação de grupos".

postado em 04/10/2014 12:02
Um dia antes das eleições, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa usou o Twitter, na manhã deste sábado (4/10), para criticar a possibilidade de reeleição, prevista pela legislação brasileira. "Sim, reitero: a reeleição é o elemento propulsor, o fator multiplicador de práticas de corrupção no nosso país", escreveu na rede social. [SAIBAMAIS] Barbosa completou: "Nenhuma democracia sobrevive sem alternância de poder. Olhe o nosso entorno e veja a devastação feita pela perpetuação de grupos". A crítica foi interpretada por seguidores do Twitter como uma declaração de que ele não votará na presidente Dilma Rousseff. Com alta popularidade depois do julgamento do mensalão, Barbosa foi apontado por intitutos de pesquisas como um dos líderes nacionais cuja opinião mais influenciam o eleitor brasileiro. Em junho, o Datafolha apontou que o voto dele era o segundo com mais influência, atrás apenas do ex-presidente Lula. Até o fim do prazo para magistrados se filiarem a partidos e concorrem às eleições - seis meses antes do primeiro turno -, Barbosa era cotado como um dos candidatos à Presidência, o que acabou não se confirmando. Nas sondagens de intenção de voto, ele aparecia bem colocado. Em junho, ele anunciou a aposentadoria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação