Eleições 2014

Durante campanha, WhatsApp vira ferramenta de ataque à imagem do adversário

Do lado da campanha tucana, um vídeo feito com o celular com um depoimento de Aécio dirigido ao público do WhatsApp viralizou

postado em 16/10/2014 07:33
A vedete da vez da campanha eleitoral é o WhatsApp. O aplicativo para smartphones, que permite compartilhamento de fotos, vídeos, áudio e texto, é uma febre no país, e os dois candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), surfam nessa onda espalhando, principalmente, vídeos com declarações de apoio e ataques na tentativa de desconstruir o oponente. Do lado da campanha tucana, vídeos feito com o celular com um depoimento de Aécio dirigido ao público do WhatsApp e outro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) viralizaram, jargão usado por aqueles que trabalham com mídias sociais. A campanha petista, por sua vez, lançou mão de uma gravação ; também com caráter amador ; de uma declaração de voto do cantor Chico Buarque.

[SAIBAMAIS];É um espaço difícil de medir o alcance, por isso é pouco explorado pelos profissionais, pois não podem vender o serviço;, afirma Alberto Lage, membro da juventude do PSDB. O secretário estadual da juventude do PT, Miguel Ângelo, diz que percebe o sucesso da tática quando observa que pessoas diferentes e que circulam em esferas distintas compartilham o conteúdo de forma espontânea. ;O aplicativo tem influência nas pessoas indecisas, principalmente aquelas que não têm tempo de ver os programas de televisão nem têm acesso a jornais;, analisa Miguel.

A juventude tucana mineira se denomina Turma do Chapéu e, segundo Alberto Lage, o trabalho deles é voluntário. Ele e mais três amigos fizeram um site para fomentar o discurso dos partidários de Aécio, com respostas prontas para os ataques usuais recebidos pelo ex-governador de Minas Gerais. Para chamar a atenção para o site, gravaram com Aécio, após uma entrevista coletiva do candidato no Rio de Janeiro. As imagens foram feitas com o celular sem os salamaleques de produção típicos de campanhas eleitorais.

O depoimento do tucano se espalhou ; ou viralizou. Na carona do sucesso, um dos fundadores da Turma Chapéu, Gabriel Azevedo, que não é mais filiado ao PSDB, gravou um vídeo com o celular no qual conversa com FHC. O ex-presidente, que é duramente atacado nos programas de televisão da candidata Dilma Rousseff, explica para os partidários de Aécio que a melhor forma de conseguir voto é ir para as ruas.

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