Eleições 2014

Rollemberg e Frejat respondem perguntas sobre o relacionamento com a Câmara Legislativa

Na série de perguntas e respostas para os candidatos ao GDF, o Correio e a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília inquirem sobre a sustentação dos projetos do governo com os deputados distritais

postado em 21/10/2014 15:28
Independemente do resultado nas urnas, Rodrigo Rollemberg (PSB) ou Jofran Frejat (PR) terão de se desdobrar na relação com os deputados distritais. Não há nenhum distrital do PSB, e somente um do PR ; Bispo Renato ; conseguiu a vaga. O quarto dia de perguntas feitas pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília com respostas publicadas pelo Correio trata do risco da falta de apoio do Executivo em relação ao Legislativo.

As alianças eleitorais permitirão as siglas se aproximarem de um ou outro candidato. Mas serão necessárias articulações para que o próximo governador consiga base suficiente para aprovar projetos e orçamentos e, assim, administrar o Distrito Federal com sucesso. Na parceria entre o jornal e a instituição católica ; que vem sendo feita desde a edição do último sábado ;, Rollemberg e Frejat se referem à relação com o Legislativo da mesma forma: o apoio dos distritais virá se o programa do governo fizer bem à população.

O socialista diz que vai existir ;uma nova forma de relação; com os deputados. O ex-secretário de Saúde aponta que há a necessidade de composições, mas desde que elas obedeçam os ;limites dos princípios éticos;.

AS RESPOSTAS SOBRE A FUTURA RELAÇÃO COM A CLDF

Os partidos que deram sustentação às candidaturas, especialmente o do senhor, não oferecerão uma base parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) capaz de permitir uma maioria para aprovar projetos, orçamentos e garantir uma governabilidade sem sobressaltos. Quais serão as articulações e mecanismos de composição com a CLDF nos próximos quatro anos que permitirão levar os projetos adiante e garantir a execução de seu programa de governo?

RODRIGO ROLLEMBERG (PSB)
A nossa campanha está sendo feita a partir de um programa de governo elaborado em conjunto com a população. Estamos estudando as soluções para os problemas de Brasília há quase dois anos, com a ajuda de especialistas de diversas áreas. Debatemos nossas propostas com mais de duas mil pessoas que participaram dos seminários realizados para construir o programa de governo. E é em torno desse programa que nós recebemos o apoio dos partidos que integram nossa coligação. Durante o governo, agiremos da mesma maneira. Vamos inaugurar uma nova forma de relação com os parlamentares. Eles serão valorizados sempre que atuarem para a implantação de políticas públicas relevantes para a população. Não vamos buscar os votos dos deputados oferecendo cargos ou outros benefícios. Entretanto, vamos reconhecer a importância do trabalho dos deputados. Buscaremos apoio parlamentar a partir da adesão a nosso programa de governo, e não pela prática do ;toma lá, dá cá;.


JOFRAN FREJAT (PR)
O exercício da democracia é uma constante ação missionária de convencimento. Estou consciente disso e convencido de que os bons projetos, que verdadeiramente sejam do interesse público, falam por si mesmos. Todas as vezes que enviar um projeto de lei à Câmara Distrital, darei, simultaneamente, divulgação para que toda a população tome conhecimento e acompanhe sua tramitação. O diálogo com os deputados será permanente. A par disso, não desconheço a necessidade de composições partidárias. Vou buscá-las, mas sempre alicerçado nos limites dos princípios éticos. Repito: a divulgação dos projetos de lei para a população será o principal mecanismo de composição com a CLDF para garantir a execução do nosso programa de governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação