Eleições 2014

Crise da água em São Paulo: Aécio culpa governo federal

"O seu governo é o governo da falta de planejamento", atacou Aécio ao ser questionado por Dilma sobre ações do governo tucano em São Paulo para enfrentar crise hídrica

postado em 24/10/2014 23:34

"O seu governo é o governo da falta de planejamento", atacou Aécio Neves (PSDB) ao ser questionado por Dilma Rousseff (PT) se houve falta de planejamento por parte do governo estadual de São Paulo para evitar a crise hídrica histórica pela qual passa o estado mais rico do Brasil.


Aécio Neves lembrou do programa de metas criado por Alckmin neste ano, que incentivou a redução do consumo de água


"Certamente que houve e, segundo o TCU, foi do seu governo", atacou Aécio em resposta a Dilma. "Estamos tendo ausência de água, não é apenas em São Paulo, mas em todo o Sudeste, e a senhora sabe que é a maior crise hídrica dos últimos 80 anos: falta de chuvas", justificou o tucano, que defendeu o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

[SAIBAMAIS] "O governo de São Paulo buscou fazer o que estava às suas mãos, e a população de São Paulo decidiu quem estava com a razão", alfinetou Aécio. "Padilha demonizou" a gestão do tucano, disse o candidato, "mas Alckmin foi reeleito", completou. O tucano lembrou do programa de metas criado por Alckmin neste ano, que incentivou a redução do consumo de água.

Depois de defender Alckmin, Aécio atacou o governo federal. "Infelizmente, não tivemos a parceria da ANA (Agência Nacional de Águas). Porque será? Porque as indicações da senhora Rosemary levaram um diretor da ANA ao presídio, em vez de para São Paulo? Esse aparelhamento da máquina pública é a face mais perversa do seu governo e do anterior", criticou.

"O fato é que a água é responsabilidade dos estados, somos parceiros. No projeto São Lourenço, o único do governo do estado, nós demos o dinheiro para o projeto, R$ 1,8 bilhão", retrucou Dilma. "Candidato, não planejar no estado mais rico do país é uma vergonha", lamentou Dilma. "Vou concordar com o José Simão: vocês estão levando o Estado para ter o programa Meu Banho, Minha Vida, é isso o que vocês conseguiram", atacou.

"A ausência de planejamento não é uma vergonha nos estados mais ricos, mas em todas as regiões do Brasil, essa é a marca do seu governo. "O seu governo é o governo da falta de planejamento", rebateu Aécio na tréplica. O candidato criticou o adiamento do prazo de entrega da transposição do rio São Francisco, da refinaria Abreu e Lima e na rodovia TransNordestina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação