Eleições 2014

TSE proíbe a revista Veja de divulgar revista com propaganda paga

Tribunal proíbe difusão da reportagem de capa por meio de propagandas pagas na TV, no rádio, na internet ou em outdoors.

Eduardo Militão
postado em 25/10/2014 14:35
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a Editora Abril de divulgar, com propaganda paga, edição da revista Veja com suspeitas sobre a presidente Dilma Rouseff (PT). A decisão foi tomada neste sábado (25) pelo ministro Admar Gonzaga, atendendo a pedido do PT feito ontem. Na reportagem de capa, a revista narra que o doleiro Alberto Youssef afirmou, em depoimento que presta sob condição de delação premiada que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento dos esquemas de corrupção na Petrobras, revelados pela Operação Lava-jato.

A revista pode distribuir a revista e divulgá-la em seu site de internet e no perfil da publicação em uam rede social, conforme decidiu o TSE ontem. Mas, hoje, o ministro Admar Gonzaga disse não ser possível difundir a reportagem de capa por meio de propagandas pagas na TV, no rádio, na internet ou em outdoors.

[SAIBAMAIS]O ministro disse que, apesar de ser um caso de publicidade comercial, ;contornos de propaganda eleitoral; motivam aplicar a legislação eleitoral para evitar ;interferência indevida e grave em detrimento; da candidatura à reeleição de Dilma. Gonzaga levou em conta o fato de Veja ter antecipado de sábado para sexta-feira a distribuição de sua edição impressa.

Gonzaga mencionou decisões anteriores que já haviam impedido a divulgação de outdoors com publicidade sobre reportagens. O ministro disse que há risco de prejuízo por causa da proximidade da votação. ;Considerando estarmos na antevéspera do pleito presidencial, a realização de propaganda eleitoral de conteúdo negativo poderá acarretar prejuízo irreparável ao equilíbrio e lisura do pleito;, afirmou ele, na sua decisão.

Publicações ofensivas

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho determinou que o Facebook e os donos do perfil na rede social ;A Voz Conservadora; retirem do ar publicações consideradas ofensivas a Dilma. Uma das mensagens diz que a petista ;seria responsável por formação de grupo terrorista, além da responsabilidade de assassinatos específicos;.

O TSE também negou pedido do PSDB para obrigar o governo federal a divulgar estatísticas sociais que a oposição considera negativas. Para os adversários de Dilma, a revelação dos dados estava sendo adiada para preservar a candidata à reeleição de eventuais prejuízos nas urnas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação