Eleicoes2010

Planalto suspende "Café com o presidente"

Tucanos pedem ao TSE a interrupção do programa, mas governo se antecipa e tira do ar a palavra semanal de Lula no rádio

postado em 21/08/2010 08:33
O Palácio do Planalto suspendeu a veiculação do programa semanal de rádio Café com o presidente até o término do processo eleitoral. A decisão foi anunciada pela advogada da União Hélia Betero durante a sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no momento em que o ministro Joelson Dias, do TSE, iniciou o julgamento de uma representação apresentada pela coligação do presidenciável José Serra (PSDB). Os tucanos pediam a interrupção do programa e multa para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em plenário, os ministros decidiram, por unanimidade, que o processo não seria julgado, por entenderem que a questão ficou ;prejudicada;. O entendimento foi firmado depois que a advogada da União pediu a palavra para informar que o Café com o presidente havia sido tirado do ar no último dia 16. O programa era veiculado toda segunda-feira, em quatro horários: 6h, 7h, 8h30 e 13h.

O advogado de campanha de Serra, Ricardo Penteado, insistiu na tribuna para que a ação fosse julgada, mas sem sucesso. A coligação alega que o programa faz ampla divulgação de ações governamentais e que interfere no processo de sucessão presidencial.

Ao Correio, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), criticou a investida dos adversários contra o Café com o presidente. Segundo ele, trata-se de um programa informativo e sem contexto eleitoral. ;Suspender a veiculação do programa foi uma decisão de governo. Eu não vejo problema em sua transmissão, mas o presidente optou por interromper.;

3441-1000
Telefone da Central de Atendimento ao Eleitor para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral


Memória
Conversa com a população

>> Edson Luiz

Dos cinco presidentes que ocuparam o Palácio do Planalto após a redemocratização do país, Fernando Collor de Mello e Itamar Franco não utilizaram o rádio para difundir seus atos ou falar sobre política. O primeiro deles, José Sarney, criou a Conversa ao pé do rádio, justamente na mesma época em que lançou o Cruzado, no início do mandato. Em 1995, Fernando Henrique Cardoso aproveitou o fato de ter sido eleito por causa do Plano Real para enaltecer a nova moeda brasileira durante a Conversa com o presidente. Ao suceder FHC, Luiz Inácio Lula da Silva passou a apresentar o Café com o presidente.

Apesar de o rádio ; até hoje considerado um dos veículos de comunicação com maior abrangência no país ; ter sido descoberto agora pelos políticos da era moderna, em outros tempos era um instrumento para manter o poder. Foi assim com Getulio Vargas, por exemplo. Por meio do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criou a Hora do Brasil, que em tempos modernos se tornou a Voz do Brasil. Além disso, usava o meio de comunicação como ninguém, principalmente para fazer discursos. Só que não foi ele a inaugurar o uso político do rádio. Em 7 de setembro de 1922, na primeira transmissão radiofônica no Brasil para celebrar o centenário da independência, o presidente Epitácio Pessoa discursou para 80 receptores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação