Eleicoes2010

Esperança de um turno só

Pesquisas que mostram Dilma Rousseff muito à frente de José Serra levam petistas a projetar vitória já na primeira rodada da eleição

postado em 22/08/2010 11:09
São Paulo ; Vencer em primeiro turno. Essas são as quatro palavras mágicas que não saem da cabeça de todos os integrantes da campanha de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. E essa semana teve o tom reforçado com as recentes pesquisas de intenção de votos, o que os petistas consideram derrapadas do adversário José Serra escancaradas pela propaganda eleitoral gratuita.

Em comício no município de Mauá, no ABC paulista, Dilma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotaram o discurso de liquidar a fatura no primeiro turno. Apesar de pregar cautela e evitar o salto alto, o clima entre os militantes é de animação. Para a candidata, a vitória sem uma nova rodada de votação é o resultado da aprovação do projeto do atual governo.

;Qualquer vitória que a gente porventura consiga vai depender da aprovação de um projeto que nós começamos há muitos anos. É isso que pode levar em 3 de outubro, às 5h da tarde, fechadas as urnas, e iniciada a contagem de os votos a ter qualquer perspectiva de ganhar no primeiro turno e, caso não seja isso, ir para o segundo turno e ganhar também`, afirmou a petista.

O presidente Lula foi no mesmo tom e praticamente implorou para que os eleitores ;ajudem; a candidata a ganhar no primeiro turno. E elevou para um novo patamar a confiança que ele deposita em Dilma. Sobrou para a primeira-dama Marisa Letícia. ;Se eu não tivesse a Marisa e tivesse que dar um filho para alguém cuidar, eu não tinha dúvida de entregar nas mãos dessa companheira;, afirmou Lula.

Levantamento do Datafolha, divulgado ontem pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra Dilma com uma vantagem de 17 pontos percentuais para José Serra. Ela tem 47% e ele 30%. A pesquisa foi feita na sexta-feira com 2.727 entrevistas.O vice de Dilma, deputado Michel Temer (PMDB-SP), defendeu a necessidade de mobilizar os apoiadores para evitar o clima de ;já-ganhou;. ;Os números do Datafolha são excelentes, mas é preciso manter a mobilização da militância. Eleições são vencidas nas urnas;, afirmou Temer em sua página de microblog que mantém na Internet.

Estimular as pessoas a saírem às ruas, atuar na Internet, envolver prefeitos aliados e de oposição, além de defender a candidata são as estratégias traçadas para aumentar o volume da campanha e concretizar a meta de liquidar a fatura em 3 de outubro.

Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, a vantagem de Dilma mostra que o programa de TV encontrou o tom ideal. ;A pesquisa até agora não está sendo ruim porque não está dando espaço para o clima de já ganhou;, afirmou, criticando a postura irregular de Serra de associar sua imagem a de Lula e alfinetar o programa. ;É uma trajetória errática da oposição;, afirmou. No ninho tucano, prevaleceu o silêncio. Serra, em visita à Baixada Fluminense, não quis comentar a pesquisa, limitou-se a fazer críticas às políticas federais de segurança pública. ;Não comento pesquisa;, disse. A candidata do PV Marina Silva participou de caminhada em Blumenau (SC) e propôs a criação da Agência Nacional do Clima, para prevenção de desastres ambientais.

O TRE do Distrito Federal informa que não envia e-mail aos eleitores comunicandoo cancelamento de título eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação