Festival de Brasilia 2016

Mostra Cinema Agora! terá exibição de cinco longas-metragens nesta segunda

Saiba mais sobre cada produção da mostra do Festival de Brasília do Cinema Brasilerio

postado em 26/09/2016 07:32
<B><i>Recado pro mundão traz histórias de adolescentes da Fundação CASA</B></i>
A cada edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além da tradicional mostra competitiva, mostras paralelas completam a programação trazendo grandes produções, não menos relevantes. E a partir de hoje o público vai poder conferir os filmes da Mostra Cinema Agora, que exibirá cinco longas-metragens.

O documentário Recado pro mundão, do diretor Diogo Noventa (SP), é um desses filmes. Com uma carreira muito ligada também ao teatro, o diretor já esteve em Brasília com espetáculos de companhias teatrais que participou, mas essa é a primeira vez que ele visita a capital com um trabalho audiovisual.

Diogo começou a trabalhar com cinema nos anos 2000 quando dirigiu alguns documentários. A estética marcante de seu trabalho audiovisual, com uma carga emocional forte, fez com que o diretor se aproximasse do teatro e ficasse um tempo sem produzir filmes, período que fundou a Companhia Estudo de Cena, grupo que une teatro e cinema. Com o documentário Recado pro mundão, o diretor retorna aos cinemas para contar a história de meninos e meninas que se encontram privados de liberdade na Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de São Paulo.

[VIDEO1]

O longa é fruto de um trabalho de oito meses e traz recados e entrevistas dos adolescentes sobre temas como vida e morte, cultura, relações familiares e violência: ;Tivemos que trabalhar com os jovens antes, fazer exercícios para ajudá-los a se soltar e sentir bem com as câmeras;, conta o diretor. O documentário tem uma relação forte com a realidade, mas continua revelando a inegável relação do diretor com as artes cênicas ao escolher como recurso para esconder o rosto dos jovens, que não pode ser mostrado, máscaras teatrais: ;Buscamos um recurso que preservasse a identidade deles e ao mesmo tempo deixasse o corpo livre como expressão. Essa coisa do rosto esfumado no vídeo, por exemplo, remete muito a ideia de bandido e não é o que queremos mostrar;, afirma Diogo.

Outro documentário que também estreia hoje na Mostra Cinema Agora! é Os pássaros estão distraídos, de Diogo Oliveira e João Vieira Torres (RJ). Os diretores, que vivem divididos entre o Brasil e França, têm trabalhos de destaque exibidos em festivais por todo o mundo.

Os pássaros estão distraídos traz as tensões de uma grande mudança na vida do casal José Mauro e Hilda, que após 35 anos juntos se preparam para mudar para uma nova casa. O apego aos objetos e à história contida naquele ambiente são elementos chaves no roteiro do longa-metragem.

MOSTRA CINEMA AGORA?
Recado pro mundão será exibido hoje, às 14, no Cine Brasília, e tem reprise às 19h, no Cine Cultura Liberty Mall. Os pássaros estão distraídos também é exibido hoje, às 19h, no Cine Brasília e tem reprise amanhã, às 19h, no Cine Cultura Liberty Mall. Todos os filmes da Mostra Cinema Agora! são seguidos de debate após a primeira sessão de exibição.

Confira outros filmes da mostra

Eles vieram e roubaram sua alma, de Daniel de Bem, RS (longa/ficção)

Não me fale sobre recomeços
, de Arthur Tuoto, PR (longa/experimental)

Pedro Osmar, prá liberdade que se conquista, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, SP (longa/documentário)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação