Renato Russo

Correio teve acesso às duas páginas que faltavam da peça de Renato Russo

Pela primeira vez, em três décadas, o texto de "A verdadeira desorganização do desespero" está completo e pode ser encenado

postado em 27/03/2013 06:00

O músico Renato Russo faria 53 anos nesta quarta-feira (27/3)

Até o mês passado, poucos sabiam que Renato Russo tinha se aventurado pela dramaturgia. A peça A verdadeira desorganização do desespero, escrita pelo artista em setembro de 1982, nunca foi montada. Sequer comentada. Ficou restrita aos mais próximos. Ao longo dos anos, esvaiu-se da memória e foi considerada item perdido entre os objetos da herança. O Correio resgatou o mistério e encontrou um antigo companheiro de Renato, a quem teria sido entregue a única cópia do texto. Assim, mais de trinta anos depois, o público pôde conhecer uma faceta praticamente inédita do cantor (por meio da reportagem publicada em 19 de fevereiro).


Trecho da peça


[SAIBAMAIS]Um detalhe, porém, permaneceu incógnito: duas páginas da peça estavam desaparecidas. O material incompleto impedia uma montagem fidedigna. O paradeiro daquelas páginas segue inconcluso. Contudo, uma aparição inesperada parece resolver a questão. Uma segunda cópia foi encontrada nos Estados Unidos. A peça está, finalmente, completa (trechos da dramartugia do roqueiro foram citados no livro Renato Russo: O filho da revolução, do jornalista Carlos Marcelo).

Trecho da peça


O desfecho coube a Ana Cristina Ferreira. Renato e Cris (;Ele era o único a me chamar assim;) se conheceram em 1977. Ele ainda era Manfredini. Estudaram juntos no Marista. Tornaram-se melhores amigos. Cinco anos depois, quando ele a presenteou com uma cópia integral de A verdadeira desorganização do desespero, a assinatura dizia: Renato Russo (uma das primeiras vezes que fez uso do nome artístico). No mês seguinte, Ana Cristina embarcou para solo americano, onde reside desde então. Nunca imaginou, 30 anos depois, ter que revirar o porão e reencontrar o presente do amigo. Quase sem querer, encerrou as dúvidas sobre a peça, que passa a fazer parte em definitivo do legado deixado pelo cantor.

Pela primeira vez, em três décadas, o texto de

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação