Ser Sustentável

Um ano de mudanças previstas pela Políica Nacional de Resíduos Solidos

Lei prevê alterações na gestão de resíduos sólidos para serem cumpridas até o próximo mês. No entanto, 70% dos municípios estão atrasados com a efetivação das metas de sustentabilidade

postado em 04/06/2014 17:15

Maria Aparecida, 23 anos:

Imagine 7 bilhões de pessoas que consomem comida e objetos ao mesmo tempo. O lixo produzido por elas corresponde a cerca de três morros do tamanho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro ; diariamente. No Brasil, o assunto foi debatido no Congresso Nacional por 20 anos, até ser instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual estabelece a obrigatoriedade de planos estratégicos para tentar reverter a situação. A sete dias da Copa do Mundo, apenas 30% dos municípios apresentaram uma proposta de ações para destinar corretamente o que se coloca na lixeira, segundo o IBGE.

O objetivo é organizar a forma como o país trata o lixo, por meio da reciclagem e da sustentabilidade. Para isso, a Política foi instaurada em 2010 pela Lei n; 12.305/2010 e, a partir dela, criou-se o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O foco é envolver os responsáveis pela geração do lixo. E mais: em um mês, todos os lixões a céu aberto do país devem de ser fechados. No entanto, os prazos dificilmente serão cumpridos.



Os aterros sanitários que vão substituir os lixões, por exemplo, deveriam estar prontos. Sem esquecer a responsabilidade de comerciantes e fabricantes em criar processos de reaproveitamento do material, além do envio para manejo correto.

A lei representa uma ruptura com o passado, segundo o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão. ;A gestão de resíduos sólidos é fundamental, pois cria um conjunto de ações integradas;, explica.

Maranhão diz ainda que essa lei precisa se articular com aspectos sociais, sanitários, operacionais e de logística. ;É um caminho difícil, que pede adequações que tomam tempo.; O município que descumprir as condições estabelecidas ou atrasar o prazo fica impossibilitado de receber recursos federais para saneamento básico.

Linha do tempo

1991 ; O Projeto de Lei n; 203 dispõe sobre acondicionamento, coleta, tratamento, transporte e destinação dos resíduos de serviços de saúde.

1999 ; Proposição Conama n; 259, intitulada Diretrizes Técnicas para a Gestão de Resíduos Sólidos. Aprovada pelo plenário do conselho, não chegou a ser publicada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação