Ser Sustentável

O Dia C chega à capital federal

postado em 04/09/2014 14:59
Muito se fala sobre os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Mas até que ponto cada um deles pode interferir separadamente na vida das pessoas? Foi a partir da ideia de causar impacto positivo na qualidade de vida de algumas comunidades que a Organização das Cooperativas Brasileiras.

O ponta pé inicial foi dado pelas cooperativas do estado de Minas Gerais com o intuito de incentivar o voluntariado nas organizações, fosse ele na área de saúde, quanto na prestação de serviços agropecuários. A iniciativa se estendeu em 2013 para outros 23 estados e, neste ano, chega também ao Distrito Federal.

O Dia C, como é chamado, acontece um vez por ano em vários municípios com a oferta de atividades gratuitas, como: atendimento médico, recreação, lazer e atividades físicas. O projeto é o maior movimento nacional de voluntariado no país -- envolve cerca de 200 mil voluntários -- e pretende beneficiar 1,4 milhão de pessoas de 1060 municípios de todas as regiões.

Aqui em Brasília o evento acontece neste sábado (06/09), no estacionamento número 12 do Parque da Cidade. A programação conta com serviços gratuitos como: aferição de pressão arterial, taxa de glicemia, pintura de rosto, corte de cabelo e oficinas de artesanato. Também vão acontecer apresentações de dança, corais e a caminhada cooperativa.

Com tantas atividades, o resultado não poderia ser outro: a receptividade do público é alta. Segundo o superintendente da Organização das Cooperativas do DF (OC-DF), Remy Gorga, o envolvimento de todos que participam do projeto é surpreendente. "Nós queremos passar a ideia de que é importante que as pessoas se dediquem ao próximo da forma que elas puderem. Seja com dinheiro, seja com uma visita a um asilo", comenta Gorga.

E em se tratando dos outros pilares da sustentabilidade, a OC-DF tem planos de que, a partir do início de 2015, comece o programa de gestão ambiental nas cooperativas da cidade. O projeto piloto vai contar com a participação de 50 cooperativas para analisar a relação de cada uma delas com o meio ambiente. A ideia é analisar, por exemplo, como é feito o descarte do lixo e o consumo de energia em cada uma das instituições.

Serviço
Algumas das ações que estão acontecendo no Distrito Federal:

Programação do Dia C em 6 de setembro no Distrito Federal

Local: Estacionamento n;12 do Parque da Cidade
Horário: 9h às 13h

Doação de leite
Arrecadação de leite para as instituições Abrace, Creche Renascer e Abrigo dos Idosos de Brasília
Quando: de 18/8 a 5/9
Hora:7h30 às 21h (segunda a sexta-feira) ou 7h30 às 16h (sábado)
Local:11 unidades estão recebendo as doações; Confira todos os endereços no site: www.cooplemidiomas.com.br
Telefone para informação: (61) 3355-6087

Idioma para todos

Atividade: Será realizada uma parceria com a ONG Coletivo da Cidade para oferecer ensino de idiomas
Quando: Início 25/08 até o final do ano
Mais informações: (61) 3355-6087
Doação de roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos
Atividade: as doações serão entregues para cerca de 10 a 20 famílias carentes moradoras da região do Café sem Troco/DF e Distrito de Campos Lindos - Marajó-GO.
Quando: Até 5/9
Pontos de doação:
- Mercado da COOPA/DF ; Sede da COOPA-DF localizada na BR 251 Km 07 - Paranoá/DF
- Supermercado Maldane ; BR 251 (sentido Unaí- MG), divisa de GO/DF - Aphaville-GO
- Centro Educacional PAD-DF - BR 251 Km 06
- Posto Pedrão ; BR 251 Km 15/16, próximo ao Café sem Troco
- Posto de saúde do PAD-DF ; BR 251 Km 06
Hora: Horário comercial de cada local.
Telefone para informação: (61)3339-6500

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação