Ser Sustentável

Natureza em destaque

postado em 10/09/2014 17:57

O cerrado tem espaço cativo nas programações culturais brasilienses. Da boa comida a exposições artísticas, o bioma é lembrado em todos os quesitos justamente por ser rico em biodiversidade e por ocupar cerca de 20% do território nacional. Confira a seguir uma lista de eventos e atrações culturais que homenageiam o cerrado.

Cerrado - Uma janela para o planeta

A exposição propõe interatividade com o espectador a partir do contato com a flora e fauna nativas e os vestígios de ocupação humana nos mais de 2 milhões de quilômetros de vegetação original. Os visitantes também podem participar de palestras, oficinas e mostra de cinema.

Através das obras os visitantes poderão conhecer melhor a diversidade de cores, sabores, texturas e espécies que habitam o segundo maior bioma do Brasil. A exposição é dividida em três módulos -- Grande sertão, veredas: paisagens do Cerrado, Os quatro elementos: água, fogo, terra e ar, A trama do Cerrado: diversidade -- distribuídos pelos pavilhões, galeria 3 e área externa do CCBB.

Cerrado - uma janela para o planeta
Entrada franca
Em cartaz até 19 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES Trecho 2, Lote 22)
Horário de funcionamento: das 9h às 21h (aberto de quarta a segunda-feira)
Informações: 3108-7600

Jardim de Schunck e Tramas

Duas artistas plásticas, Dulce Schunck e Joana Passos, apresentam peças que ressaltam a beleza do cerrado. Dulce produz as proprias cores com material extraído da região e expõe mais de 100 pinturas feitas nos últimos quatro anos. Joana é especialista em gravuras e mostra os detalhes dos galhos e flores característicos da mata nativa.

Jardim de Schunck e Tramas
Entrada franca
Em cartaz até 4 de outubro na Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 12h

Festival Gastronômico Cerrado Week

Com vasta gama de frutos típicos do cerrado, a gastronomia da região é rica em variedade de pratos e proporciona prazeres diferenciados ao paladar. É por isso que donos de restaurantes de Brasília e do Goiás se reuniram para fazer a primeira edição do Festival Gastrônomico Cerrado Week, que acontece de 15 a 21 de setembro.

Durante sete dias os clientes poderão degustar pratos elaborados por mais de 38 restaurantes, bares, padarias, sorveterias e outros estabelecimentos. Serão oferecidos no menu alimentos do cerrado, com preços entre R$ 9 e R$ 39. Para mais informações, acesse www.slowfoodcerrado.org

Lista dos participantes do Cerrado Week

Brasília
Olivae
Trio Gastronomia
Restaurante Mucho Gusto
El Paso
Parrilla Madrid
Oliver
Dom Francisco (Asbac e 402 Sul)
Loca Como Tu Madre
Universal diner
Calaf
Grand Cru
Cartolaria Guara
Jambu
Bla;s
Daorla Showbar e Restaurante
Pizzaria Dolce Far Niente
Oito Restaurante-Escola Senac (MPDFT, CGU, Setor Comercial Sul, Ministério da Justiça, STF, Câmara dos Deputados ; Anexo IV, ;Restaurante dos Senadores; e Senac Downtown Brasília)
Objeto Encontrado Galeria e Café
Sorbê Sorvetes Artesanais
Bar Godofredo
Alfredo Pizzaria
La Boulangerie
Paradiso
Paneteria D;Oliva
O Realejo
Komboleria
Quitanda Fácil

Goiás

Venda do Bento (Pirenóplis)
Pitanga Sabor e Equilíbrio (Goiânia)
Restaurante ComTradição (Olhos D;Água)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação