Ser Sustentável

Alunos são os novos educadores

postado em 17/09/2014 17:25

O uso das plantas como fonte de saúde e na prevenção e tratamento de doenças é uma prática aplicada desde os primórdios da história e que perdeu força com o tempo. Para cultivar e expandir esses conhecimentos milenares foi criado o Projeto Preservar.

A iniciativa teve início em 2001 por uma rede de farmácia de manipulação do Distrito Federal e utiliza a chácara da própria farmácia para colocar em prática o projeto. O mais interessante é que os monitores do programa são 31 crianças, de sete a 14 anos, alunas do Centro de Ensino Fundamental Vargem Bonita. Cada um recebeu instruções durante três semanas sobre os benefícios das plantas terapêuticas e guiarão os visitantes do Projeto Preservar na chácara em Vargem Bonita, zona rural do DF.

A professora Vanusa Cruz, responsável pelos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, conta que cada criança ficou responsável por aprender em média sobre três plantas. ;É de grande valia para esses meninos e meninas terem contato com esses conhecimentos da natureza. É ainda mais importante colocá-los como orientadores do projeto, porque cria neles um sentimento de responsabilidade que muito ajuda na formação de cada um;, ressalta Vanusa.

O intuito do projeto, além de ensinar sobre os benefícios da natureza é esclarecer para a população as melhores formas de administrar cada um dos medicamentos naturais. ;Hoje vemos uma geração que mais trata patologias do que as previnem. Isso muito nos preocupa e o Preservar foi a forma que encontramos de combater essas estatísticas;, explica Rogério Tokarski, idealizador do projeto.

Serviço
Projeto Preservar 2014

Quando: De 15 a 26 de setembro, com visitas agendadas
Onde: Chácara 21 no Núcleo Rural Vargem Bonita, chácara 21
Agendamento: (61) 3346-2273, falar com Nayara ou Juliana
A visitação é gratuita e aberta ao público

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação