Ser Sustentável

Nascente do São Francisco seca

postado em 24/09/2014 14:43

A estiagem está causando estragos não só nas grandes cidades mas também no interior do país. E dessa vez a vítima foi um dos maiores rios brasileiros, o São Francisco. Relato feito nesta terça pelo diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, alerta que a principal nascente do rio, localizada na cidade de São Roque de Minas (MG), simplesmente secou.

"Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história;, disse Castanheira durante entrevista.

Especialistas afirmam que a seca da nascente em questão não é uma surpresa graças à estiagem que atinge boa parte do país. De acordo com Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a falta de chuvas reflete não só no nível de barragens mas também no dia a dia de animais e plantas que dependem do rio para sobreviver.

Nesta semana o volume de água da represa de Três Marias, uma das principais que depende da água do São Francisco para se manter, atingiu 6%, um nível alarmante e nunca visto antes, segundo dados do CBHSF.

Saiba mais
Com extensão de 2700 quilômetros, o São Francisco é o maior rio 100% brasileiro
Sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios
Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal são as unidades da federação por onde ele passa
Ele nasce na Serra da Canastra (MG) e desemboca no Atlântico, na divisa com Alagoas e Sergipe

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação