Ser Sustentável

Paranoá sem sujeira

Mutirão comunitário se reunirá neste sábado para limpar orla do Lago Paranoá. Atividade terá participação de estudantes, escoteiros e população em geral

postado em 31/10/2014 15:38
Quem conheceu o lago Paranoá na década de 1980 e 1990 conviveu com a poluição e o mau cheiro que tomava conta de um dos principais cartões postais da cidade. Hoje despoluído e próprio para o banho o lago é não só um deleite para os olhos mas também um dos principais pontos de lazer dos moradores da cidade.

Mas apesar de parecer totalmente limpo, a falta de conscientização faz com que frequentadores joguem lixo nas margens do lago. E é para recolher esses resíduos sólidos e deixar o local ainda mais limpo que a comunidade brasiliense se mobilizará amanhã a partir das 9h em um mutirão que contará com a participação confirmada de 200 pessoas.

A ação Águas Limpas do Paranoá fará o mapeamento, o monitoramento e a coleta de resíduos sólidos flutuantes no local, além de promover atividade de conscientização socioambiental e sustentável aos participantes.

Alunos de escolas públicas, escoteiros e a população em geral participarão da iniciativa, apoiada pelo projeto Navegando em Oportunidades. ;Com um lago limpo, temos lazer, melhor qualidade de vida e sustentabilidade;, diz Ulysses Neto, diretor da Associação de Escoteiros do Mar.

O evento é organizado pela Associação de Escoteiros do Mar do Distrito Federal, que teve o projeto Navegando em Oportunidades contemplado pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades. A iniciativa terá parceria do Instituto Conhecimento Náutico, Rotary Internacional, Faculdades Integradas da União Pioneira de Integração Social (Upis), Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil ; Capitania dos Portos e Policia Ambiental.

Sobre o Navegando em Oportunidades
Com o objetivo de promover o escotismo do mar a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto organiza desde atividades lúdicas até fóruns de debates, acampamentos e atividades aquáticas. A iniciativa oferece também apoio aos pais para melhorar o desempenho escolar e incentivar a permanência desses jovens na escola.

Serviço

Evento: Projeto Águas Limpas do Paranoá
Data: 1; de novembro de 2014
Horário: 9h às 16h
Local: Lago Paranoá ; Calçadão do Lago Norte, Via L Quatro Norte, Brasília (DF)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação