Ensino_EducacaoBasica

Ação de sucesso em escola rural

postado em 26/09/2012 11:02

Projeto O Que Eu Quero Aprender, do professor Adayl dos Santos, motiva estudantes e apoiadores: 36 bicicletas doadasCom o lema de que os alunos devem ser coautores da própria educação, o professor Adayl dos Santos inseriu novos hábitos à rotina dos estudantes. Ele dá aulas para a turma de educação infantil do Centro de Ensino Fundamental Casa Verde, que fica na zona rural do Gama, e criou o projeto O que eu quero aprender? A resposta das crianças à pergunta principal da iniciativa foi clara: elas queriam andar de bicicleta.

O pedido chegou aos colaboradores da ONG Rodas da Paz, que doaram 36 bicicletas. Na última sexta-feira, foi feita uma pedalada em uma via próxima à escola. ;Eles duvidaram que eu conseguiria. Fui atrás de parceiros e comemoramos a vitória;, alegra-se Adayl, emocionado.

Como a turma de Adayl tem 26 crianças, as outras 10 bicicletas serão sorteadas entre os estudantes. Para revelar o presente, Adayl armou uma surpresa: colocou todos os veículos dentro da pequena sala sem que os alunos vissem. ;Quando abri a sala na segunda-feira, eles gritavam e comemoravam muito. Minha satisfação está em ver a alegria desses pequenos;, confessou.

Jucilene Lima dos Santos, mãe da aluna Roberta dos Santos Soares, 6 anos, diz ser grata aos esforços do professor. ;Fico muito feliz em ver minha filha participando dessa iniciativa. Desde o ínicio o rendimento dela só tem melhorado.;

O aluno Rykelme Henrique Silva, 5 anos, e o presente desejadoRykelme Henrique Silva, 5 anos, aprendeu a pedalar depois de participar do projeto. ;Eu tinha uma bicicleta, mas ela não funcionava direito;, conta. Segundo Maria da Penha, mãe do garoto, agora ele sente mais satisfação em ir para a escola.

Motivação

Diretor da escola desde 2008, Edgard Rogério de Siqueira Vasconcelos apoia a iniciativa e afirma que a intenção é que ele se estenda às outras turmas. ;Quando o colégio trabalha o que os estudantes gostam, oferecendo as matrizes curriculares, há menor risco de abandono escolar;, acredita.

Mesmo com dificuldades, a escola, que fica a 40km de Brasília, atingiu resultados acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na avaliação, o Centro de Ensino obteve as notas 5,4 para as séries iniciais e 4 para as séries finais do ensino fundamental. A média no país é de 5 e 4,1, respectivamente.

Na lista de desejos das 26 crianças, ainda há um pedido que depende das doações de parceiros. Elas querem aprender a andar de patins, mas a maioria não tem o brinquedo. ;Com a bicicleta, desenvolvemos atividades de alfabetização e matemática. Esses estímulos são utilizados como formas diferentes de educar;, explica o professor Adayl, que já planeja o próximo passo. ;Para outubro, nosso próximo sonho são as doações de patins, o que nos ajudaria a manter os alunos motivados;, espera.

Magrela da paz
Criada em 2003 como forma de protesto contra a onda de acidentes de trânsito no Distrito Federal, a ONG Rodas da Paz busca um trânsito seguro para todos, com foco nos ciclistas. Com esse fim, a organização promove palestras educativas, protestos e passeios de bicicleta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação