Ensino_EducacaoBasica

Calendários diferentes marcam semana do saco cheio em Brasília

postado em 10/10/2012 19:08
A Secretaria de Educação do Distrito Federal decidiu pela união dos dias de feriado - Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o Dia do Professor (15 de outubro) - em todas as escolas da rede de ensino público local. Mais de 480 mil alunos das 14 regionais distritais terão quatro dias para viajar, descansar ou mesmo para colocar a matéria em dia, já que as avaliações finais das séries se aproximam. Cursinhos pré-vestibular e faculdades também definiram suas regras para a semana.As amigas Ellen da Cruz Gonçalves e Rebeca Maria Pergentino vão aproveitar o feriadão para aprender. Elas participarão de uma simulação das Nações Unidas

Ellen da Cruz Gonçalves, 18 anos, estudante do 3; ano do ensino médio do Dínatos, vai aproveitar os dias do feriado prolongado para participar, com a amiga Rebeca Maria Pergentino, de atividades extra-classe. As alunas estudam há mais de um mês para a simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) que vai ocorrer entre 11 e 14 de outubro. Elas precisarão fingir que são diplomatas para resolver problemas internacionais. ;Vamos precisar decidir uma nova partilha para a Palestina. Estamos estudando muito, mas vemos esse tempo como uma oportunidade de melhorar nossa formação;, explica Ellen.

No Colégio Marista de Brasília, o Maristão, a comemoração do Dia do Professor foi adiantada e trazida para a semana do dia 7 a 12 de outubro. Toda essa semana será de recesso e as aulas voltam normalmente na segunda-feira (15). No Maristinha, as atividades ocorrem até quinta-feira (11) com programação especial para o dia da criança e retornam na terça-feira (16).

Calendários diferentes
Cursinhos pré-vestibulares como Olimpo, Galois e Dínatos adotaram, cada um, atividades distintas. O Galois vai paralisar todas as atividades durante a semana de saco cheio e retornará as aulas na terça-feira (16).

O curso preparatório para vestibular do Olimpo não terá aulas apenas na sexta-feira (12). Na segunda-feira (15) as aulas reiniciam normalmente. A coordenadora de unidade da instituição, Larissa Souza, explica que os estudantes precisam utilizar esse tempo com muita disciplina. ;Os alunos têm que aproveitar esses dias como diferencial. Precisam estudar com tarefas extras para obterem uma preparação melhor e terem destaque sobre outros alunos;, defende a profissional.

O coordenador do cursinho preparatório Dínatos José Maria de Carvalho concorda. Ele explica que o pré-vestibular é um período curto, especialmente em Brasília, onde as provas ocorrem de seis em seis meses e, portanto, é necessário otimizar o tempo. ;Os estudantes que estão fazendo cursinho nesse período já saíram do ensino médio e estão acostumados com a ideia de que é preciso estudar. É possível, por exemplo, resolver simulados;, indica. O Dínatos fechará as portas apenas no feriado de sexta-feira. De sábado em diante, as aulas ocorrerão normalmente.

Ensino superior
As universidades do Distrito Federal também possuem calendários diferentes. A Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga, por exemplo, fecha as portas da pós-graduação e do mestrado de 10 a 16 de outubro. Na graduação, os laboratórios e auditórios poderão ser utilizados pelos estudantes que completam o curso ou que queiram praticar esportes nas dependências da faculdade.

No Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), a semana de saco cheio já era prevista no calendário como recesso administrativo. Nada funcionará entre sexta-feira e segunda. No Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), não haverá aula na sexta nem na segunda, mas no sábado (13/10), haverá aulas.

Regras
A semana do saco cheio é a conhecida por causa do recesso escolar em que instituições de ensino paralisam as atividades entre os dias do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro). Este ano, as datas caíram em uma sexta-feira e em uma segunda-feira, respectivamente, o que deu motivo de sobra para esticar os dias de descanso.

O feriado prolongado está presente em calendários escolares e universitários, mas fica a encargo das instituições particulares e da rede de ensino brasileiro adotar ou não a união dos dias comemorativos. A visão do Ministério da Educação é de que os estados - responsáveis pelas escolas públicas de ensino médio - e municípios brasileiros - responsáceis pelos ensinos infantil e fundamental - ficam responsáveis por criar o calendário de dias letivos e podem adotar o recesso desde que cumpram a carga horária mínima prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No Distrito Federal, a decisão é da Secretaria de Estado de Educação (SEDF).

Este ano, o governo federal marcou no calendário oficial do país oito feriados nacionais e oito pontos facultativos, 16 ao todo, dois dias a mais do que em 2011. Nas escolas, outubro já faz parte do último bimestre letivo e milhares de estudantes de cursinhos preparatórios organizam revisões e assistem às últimas aulas antes das provas de vestibular. Para todos esses alunos, a semana do saco cheio chega como período de viagens, descanso ou mesmo aprendizagem.

Curiosidade
O início do costume de emendar os feriados de Nossa Senhora Aparecida e do Dia do Professor no Brasil vem da Semana da Batata na Alemanha. A tradição veio de diversos colégios de origem alemã, ao dar uma semana de recesso no mês de outubro aos alunos.

Segundo o costume, as crianças precisavam parar de estudar por uma semana para ajudar seus pais na colheita de batata. Posteriormente, outros colégios no Brasil adotaram a prática e por volta de 1982 a ideia foi acolhida por estudantes universitários, cansados do ritmo de estudo, que decidiram unir os dias entre os feriados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação