Ensino_EducacaoBasica

Undime distribui materiais para auxiliar dirigentes municipais de educação

Mais de 5,5 mil municípios do serão contemplados. Conteúdo também está disponível on-line

postado em 30/01/2013 11:29
Para apoiar os dirigentes municipais de educação na tarefa de dar continuidade aos projetos de gestões anteriores, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) preparou um conjunto de materiais que dão orientações para o desenvolvimento de políticas educacionais.

As publicações contam com o apoio da Fundação Santillana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação, e estão sendo distribuídas para os dirigentes de educação dos mais de 5,5 mil municípios do país.

;O objetivo é auxiliá-los no planejamento e gestão da secretaria, o que refletirá na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na qualidade da educação ofertada;, explica a presidente da Undime, Cleuza Repulho. As publicações podem ser acessadas também pelo site .

Para Luciano Monteiro, representante da Fundação Santillana no Brasil, o dirigente municipal de educação tem inúmeros desafios pela frente. "Entre eles, há a garantia de matrículas das crianças na educação infantil e a alfabetização na idade certa. A Fundação Santillana acredita que este conjunto de publicações vai ajudar o prefeito e o secretário de educação nos processos de planejamento e gestão da área;, afirma.

De acordo com a Undime, os cem primeiros dias de mandato são fundamentais para o dirigente reunir informações relevantes que permitam organizar uma agenda político-administrativa e orientar as ações prioritárias da rede de ensino. Entre as necessidades imediatas está conhecer o histórico de políticas, diretrizes e projetos em implementação pela gestão anterior, incluindo convênios, contratos e prestações de contas.

[SAIBAMAIS]Entre as publicações está o Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação. Alguns dos assuntos de destaque abordados são: instrumentos de gestões participativa, administrativa, orçamentária, da informação e pedagógica; leis, políticas e programas voltados para a educação básica municipal; principais fontes de financiamento e transferências de recursos federais; articulações com a sociedade civil; parcerias e regime de colaboração com os entes federados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação