Ensino_EducacaoBasica

Ministro defende mais uma vez vinculação dos royalties à Educação

postado em 28/02/2013 18:09
J. Batista
Ministro da Educação Aloízio Mercadante
Mercadante (E) apresentou ao presidente Hernique Alves (D) os projetos prioritários para a Educação.

Em visita, nesta quinta-feira, ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a importância de se vincular os recursos dos royalties do petróleo à educação, proposta do governo federal que tem sofrido resistência de parlamentares dos estados não produtores. Eles defendem apenas a derrubada dos vetos à Lei dos Royalties (), sem vinculação dos recursos que serão distribuídos entre todos os estados e municípios.

O ministro da Educação, que apresentou os projetos prioritários para o setor, disse que, independentemente da discussão dos vetos dos royalties, é preciso ter disposição para discutir o investimento da arrecadação do petróleo na educação. A aplicação desse dinheiro no setor está prevista na MP dos Royalties (MP ), que está sendo discutida por uma comissão especial.

;Isso vai mudar a história da educação do Brasil;, acredita Mercadante. ;Seguramente, é o maior legado que a gente pode deixar para as futuras gerações, e nenhum país se desenvolveu sem educação em tempo integral, sem valorizar os professores e sem ter uma educação universal de qualidade.;

Ensino técnico Mercadante defendeu ainda a aprovação de duas medidas provisórias que tratam do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): a MP , que aumenta a lista de beneficiários do programa, e a MP , que autoriza instituições privadas habilitadas a oferecer cursos do Pronatec. ;Estamos expandindo matriculas e permitindo que estudantes já formados possam fazer o Pronatec e também que o programa possa trabalhar com instituições privadas para aumentar a oferta;.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que as propostas defendidas pelo ministro são importantes. ;Defendo que essa Casa faça o que tem de fazer, que é ser protagonista das grandes ações e decisões em favor do Brasil e da educação no País;.

As duas MPs do Pronatec e a MP dos Royalties ainda tramitam nas comissões mistas. Já o veto à Lei dos Royalties do petróleo será .

Íntegra da proposta:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação