Ensino_EducacaoBasica

Brasileiros viajam à Colombia para disputar Olimpíada de Matemática

Delegação é composta por seis jovens do ensino médio de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco

postado em 19/07/2013 19:05
Rodrigo Ângelo, 17 anos, medalhista de ouro na Olimpíada Internacional de 2012, integrará pela segunda vez a equipe brasileira na competição.Seis estudantes brasileiros embarcam neste domingo (21) rumo a Colômbia para representar o país na 54; edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O evento, criado em 1959, ocorrerá ao longo da próxima semana na cidade de Santa Marta e reunirá 531 jovens, de 103 nacionalidades diferentes.

Com idades entre 14 e 19 anos, os participantes, alunos do ensino médio, passarão por uma maratona de testes compostos por seis questões, divididas em duas provas. Segundo a organização da IMO, serão cobrados conteúdos como álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria.

Entre a equipe brasileira as expectativas são altas. O Brasil, que integra a disputa desde 1979, tem alcançado bons resultados nos últimos anos. Na última edição, por exemplo, a delegação nacional conquistou a 19; colocação, ficando à frente de países como Alemanha e Suécia.

Receita da vitória
O coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Carlos Gustavo Moreira, aposta no forte treinamento dos alunos como estratégia. ;A equipe tem tido excelente desempenho no processo de seleção e treinamento, e conta com integrantes que já têm um histórico olímpico com diversas conquistas importantes. Esperamos um resultado bastante expressivo;, diz.

Para chegarem à equipe nacional, Rafael Miyazaki (SP), Alessandro Pacanowski (RJ), Franco Matheus Severo (RJ), Rodrigo Ângelo (SP), Victor Bitarães (MG) e Victor Reis (PE) precisaram superar milhares de estudantes brasileiros. De acordo com a coordenação da OBM, responsável pela escolha e treinamento da equipe no Brasil, a seleção ocorre entre os medalhistas da olimpíada brasileira.

Ao fim da OBM, todos os medalhistas de ouro na disputa, pertencentes ao nível três (ensino médio), são convidados a participar da peneira para a etapa internacional. Durante quatro meses, dezenas de estudantes realizaram provas e listas de exerícios, até que os seis nomes do time fossem escolhidos.

Dedicação
Victor Reis, 18 anos, conta que a conquista da vaga na seleção foi fruto de muito esforço. Calouro na Olimpíada Internacional, Reis, que concluiu o ensino médio no ano passado, explica que foram seis meses de estudos, em uma média de quatro horas de dedicação por dia.

;Terminei o ensino médio e decidi me dar um ano livre. Parte dessa escolha foi para me direcionar melhor na preparação;, acrescenta o estudante. Rotina semelhante ao do veterano de disputa, Rodrigo Ângelo, 17, que além da sala de aula, se preparou estudando sozinho na escola e frequentando tutorias no colégio. Para ambos, o treinamento foi bastante reforçado.

Segundo o professor Onofre Campos, vice-líder da equipe, o diferencial do grupo brasileiro é o perfil amadurecido dos candidatos e a grande bagagem trazida por cada um. ;Além de inteligentes, os candidatos deste ano possuem, em sua maioria, vivência em outras competições;, destaca.

Onofre ressalta o alto nível da IMO e explica que é difícil obter bons resultados logo na primeira participação. ;É uma competição muito tradicional, com uma complexidade altíssima. Normalmente, os alunos mais experientes levam vantagem;, pontua.

Após 30 dias de preparamento intensivo em Brasília e São Paulo, os jovens do Brasil chegam na Colômbia já no domingo (21). Acompanhados pelo professor Onofre Campos, realizarão as duas provas previstas na próxima terça e quarta. Em seguida, aguardarão a correção das questões e o resultado oficial, que deverá ser divulgado no dia 28 deste mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação