SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

CENSO ESCOLAR

DF tem 460 mil alunos matriculados na rede pública de educação básica

Sistema de ensino conta com apenas sete creches, que têm 1,6 mil crianças matriculadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/09/2013 17:42 / atualizado em 23/09/2013 19:45

Ed Alves/CB/DA Press
O resultado preliminar do Censo Escolar 2013, divulgado Nesta segunda-feira (23/9) no Diário Oficial da União, revela que 459.902 alunos estão matriculados na educação básica da rede pública do Distrito Federal. O levantamento, feito em todas as instituições municipais e estaduais de ensino básico do país, inclui também os alunos matriculados na Educação Especial, que, no DF, representam apenas 3% do total de estudantes. Com 13 Centros e Ensino Especial e mais 654 escolas públicas inclusivas, Brasília oferece ensino público gratuito para 13.565 alunos especiais.

Também é baixo o número de crianças matriculadas em creches - apenas 1.686, menos de 0,5% do total matrículas no Distrito Federal. Atualmente, o DF conta com apenas sete creches, e somente uma delas recebe crianças com idade inferior a três anos. De acordo o Censo Escolar, entre as crianças de 4 e 5 anos a demanda por vagas é de aproximadamente 10 mil.

A Secretaria de Educação do DF (SEDF) informou que até 2014 está prevista a construção de 111 Centros de Educação da Primeira Infância, medida que deverá reduzir as longas filas de espera. A SEDF alega ainda que a oferta de vagas na rede pública para crianças de 0 a 3 anos de idade não é obrigatória pelas leis do país. De acordo com o secretaria, o foco do GDF é universalizar o acesso à pré-escola - dos 4 aos 5 anos -, mas a ampliação das vagas em creches também faz parte dos objetivos do atual governo.

Ensino integral
O Censo mostrou ainda que o número de alunos matriculados no ensino integral é de 23.673, contra mais de 442 mil matrículas em período parcial. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os gestores das redes municipal, distrital e estadual de educação têm 30 dias para conferir as informações preliminares do Censo. Após esse período, o Inep reabrirá o sistema de coleta de dados para possíveis retificações.

Confira os dados completos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA):



publicidade

publicidade