Ensino_EducacaoBasica

Brasiliense é bolsista em uma das escolas mais prestigiadas do mundo

Processo seletivo para integrar uma das 14 instituições da UWC está aberto para estudantes brasileiros

postado em 17/07/2014 13:15
Fábio (ao centro, de camisa amarela) e colegas de diferentes países na United World College of South East AsiaO brasiliense Fábio da Silva Soares, 18 anos, estuda desde o ano passado em Cingapura, na United World College of South East Asia, uma das escolas da organização United World Colleges (UWC). O estudante cursou até a metade do segundo ano do ensino médio no Colégio Militar antes de ser aprovado para integrar uma das escolas mais prestigiadas do mundo.

;Tem diferenças entre os sistemas de ensino, lá a parte acadêmica é muito mais forte. A gente aprende de uma forma que não adianta só decorar fórmulas, precisa pensar. Tem também a parte do serviço social. Todo mundo faz alguma atividade desse tipo. Eu, por exemplo, trabalhei com crianças com deficiência. Por último, fazemos muitas atividades extra-curriculares, que no Brasil não são tão comuns;, resume Fábio.

O aluno retorna para Cingapura no início de agosto para concluir o segundo ano do programa de bacharelado internacional. Depois, ele pretende cursar universidade nos Estados Unidos e seguir carreira na área de política. Ele diz que o maior desafio que teve estudando no colégio foi a língua. ;No começo a maior dificuldade foi o inglês... Mas depois de umas três semanas eu já estava acostumado;, diz. Não é obrigatório ser fluente em inglês para concorrer a uma bolsa da UWC.

Processo seletivo

As inscrições para concorrer a bolsas da UWC estão abertas para estudantes brasileiros. Os candidatos aprovados iniciarão seus estudos no ano que vem. Para participar, é preciso se inscrever no site da organização. Os interessados devem cursar 1; ou 2; ano do ensino médio em 2014, ter entre 15 e 18 anos até 31 de agosto de 2015 e serem brasileiros ou estrangeiros residentes no país, com Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). Antes de embarcar para uma das 14 instituições espalhadas pelo mundo, os candidatos passarão por prova, entrevista e processo vivencial.


Saiba mais sobre os procedimentos para concorrer a uma bolsa para o período 2015-2017
Inscrições: pelo site da organização, até 15 de agosto
Taxa: R$ 90
Requisitos do candidato
Estar cursando 1; ou 2; ano do ensino médio em 2014
Ter entre 15 e 18 anos até 31 de agosto de 2015
Ser brasileiro ou residente permanente no país com Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)
Mais informações:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação