Ensino_EducacaoBasica

Ensino particular movimenta R$ 60 bilhões no Brasil

Estudo da FGV e da Fenep reúne dados de 2013 sobre ensino básico, superior e aspectos demográficos

postado em 12/08/2014 17:44
A pesquisa Números do ensino privado, realizada pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), foi divulgada em julho deste ano com dados quantitativos a respeito do ensino privado básico e superior, além de aspectos demográficos e orçamentários.

Segundo a pesquisa, as instituições de ensino particulares somam 41 mil, das quais 2,1 mil oferecem ensino superior e 38,9 mil são especializadas em educação básica. No total de escolas, estudam 15 milhões de alunos e são diretamente empregadas 1 milhão e 400 mil pessoas. O negócio movimenta 60 bilhões de reais, o que corresponde a 1,7% do PIB brasileiro.

A presidente da Fenep, Amábile Pácios, explica que os dados quantitativos são importantes para aprimorar o ensino privado.De acordo com a presidente da Fenep, Amábile Pácios, o estudo mostra que a rede privada de educação está em crescimento. Principalmente a respeito das escolas no interior do país, Amábile destaca que o desafio é garantir maior qualidade para o consumidor. ;Ainda temos muito o que crescer e as escolas privadas podem usar os dados da pesquisa para criar metas e melhorar;, destaca.

Realizadas desde 2004, pesquisas sobre o ensino privado são produzidas em parceria entre FGV e Fenep com o objetivo de produzir dados que atendam à demanda do setor. ;Muitos números vêm por parte do governo, mas ele tem um viés de observação e nós temos outro;, esclarece Amábile. ;Mantemos as pesquisas para que possamos pontuar o que nos interessa saber, como os investimentos, a melhoria de qualidade, a capacitação dos professores e a distribuição da rede.;

Além de se basear em censos anuais do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a pesquisa Números do ensino privado considerou estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a exemplo dos censo demográfico de 2010, de Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Veja na íntegra
A pesquisa pode ser baixada de graça .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação