Ensino_EducacaoBasica

Em Olimpíada de Astronomia, brasileiros conquistam medalha de prata

Competição foi sediada na Romênia e contou com concorrentes de 42 países

postado em 18/08/2014 13:15
Competição foi sediada na Romênia e contou com concorrentes de 42 paísesBrasileiros conquistaram medalha de prata na 8; Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que foi sediada em Suceava, na Romênia, entre 1; e 11 de agosto. Além da medalha de prata conquistada pela equipe formada por Gustavo Rojas, Eugênio Reis, Allan dos Santos Costa, Daniel Charles Heringer Gomes, Daniel Mitsutani, Pedro Guimarães Martins e Felipe Vieira Coimbra, os brasileiros também levaram para casa duas medalhas de bronze individuais e três menções honrosas. A competição reuniu 183 estudantes de 42 países.

O desafio, na prova individual, era solucionar um problema de dinâmica orbital em 90 minutos. Os alunos tiveram que calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide que estava em rota de colisão com a Terra.

Antes de embarcar para a Romênia, os alunos brasileiros participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, tiveram dois treinamentos intensivos com astrônomos, participaram de grupos de estudos, observação do céu noturno e outras programações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação