Ensino_EducacaoProfissional

Pronatec conta com mais de 25 mil desempregados em cursos de qualificação

postado em 11/09/2012 17:44
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece atualmente cursos de qualificação profissional para 25,2 mil trabalhadores desempregados, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O governo estima que, até o final de 2012, 120 mil pessoas sem emprego deverão ser beneficiadas.

Os desempregados são atendidos pelo Pronatec na modalidade Bolsa-Formação Seguro-Desemprego, que conta também com 50 mil pré-matriculados. Ainda fazem parte do Pronatec, o Bolsa-Formação Estudante e o Bolsa-Formação Trabalhador, dos quais participam pessoas empregadas.

O estado em que houve maior quantidade de desempregados interessados foi o Rio de Janeiro, com 7,5 mil matriculados, seguido por São Paulo (7 mil) e Mato Grosso (6,4 mil). Roraima, por outro lado, contabilizou 15 inscritos. Outros estados com poucas matrículas foram o Amapá (23) e o Maranhão (30).

O objetivo do Bolsa-Formação Seguro-Desemprego é associar o recebimento do benefício à demanda por mão de obra, por meio da qualificação profissional. Para ter acesso ao seguro-desemprego, pode haver a exigência de comprovante de matrícula e de frequência do trabalhador em curso de formação ou de qualificação com carga mínima de 160 horas.

Os trabalhadores que recorrerem ao seguro-desemprego pela terceira vez poderão ser encaminhados diretamente pelo MTE a cursos de formação, de acordo com a escolaridade e o perfil profissional.

;O Pronatec Seguro-Desemprego vem realizando um forte trabalho de melhoria da qualificação profissional dos beneficiários, melhorando substancialmente suas chances de retornar ao mercado de trabalho em um menor espaço de tempo;, disse, em nota, o diretor do Departamento de Empregos e Salário do MTE, Rodolfo Torelly.

O dirigente estima que o programa encerre 2012 com mais 120 mil segurados em sala de aula. ;Para 2013, este número deverá alcançar um patamar recorde, dando cumprimento fiel ao que determina a legislação do Programa;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação