Ensino_EducacaoProfissional

Passaporte para o trabalho

Terminam amanhã, às 23h59, as inscrições para o Sisutec. São mais de 8 mil vagas no Distrito Federal

Gustavo Aguiar
postado em 11/08/2013 11:37

Karen pretende garantir uma das vagas no curso de técnico em nutrição e dietética do Senac de TaguatingaSalários que chegam a R$ 6 mil sem precisar passar pela faculdade. É o que pode significar investir numa carreira técnica hoje no Brasil. As chances de entrar para esse mercado aumentaram com o lançamento do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Quem concluiu a educação básica, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e planeja seguir uma carreira na área tem até esta segunda, às 23h59, para se inscrever no programa do governo federal, que oferece 239.792 vagas em cursos de até dois anos de duração.

São formações práticas em áreas como internet, mecânica, eletrônica, petróleo e gás, agronegócios, moda, turismo, entre outras. É a oportunidade de se qualificar para ingressar rápido no mundo profissional e com boa remuneração. Os cursos são gratuitos e 82% deles oferecidos em instituições particulares. O material didático usado durante a formação também é de graça. Até sexta-feira, o Ministério da Educação (MEC) havia registrado mais de 240 mil inscritos.

Karen de Souza, 18 anos, que sempre estudou em escola pública, fez o Enem no ano passado na expectativa de emendar o fim do ensino médio com uma faculdade de história. Mas, como não obteve nota suficiente para se classificar, a jovem tem um plano B. Karen se inscreveu no Sisutec e planeja conseguir uma vaga no curso de técnico em nutrição e dietética no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) de Taguatinga. ;Sempre gostei da área. Acho que posso encontrar boas oportunidades de emprego;, revela.

Assim como Karen, 7,6 milhões de jovens entre 18 e 24 anos fizeram o Enem no ano passado, mas não ingressaram no ensino superior, segundo o Censo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). Desses, quase 90% concluíram o ensino médio em escolas públicas. Por isso, os inscritos no Sisutec que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou foram bolsistas integrais na rede particular têm prioridade na ocupação de 85% das novas oportunidades. Além disso, há reserva de 50% das vagas oferecidas nas instituições federais para os estudantes de baixa renda e para negros, pardos e indígenas.

O resultado da primeira chamada sai na próxima quarta-feira (leia o saiba mais). Em algumas unidades, as aulas já começam no fim do mês.

Oferta
Ao todo, 586 instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) vão oferecer vagas para capacitação técnica em mais de cem atividades diferentes. No Distrito Federal, são 8.238 ofertas divididas em oito instituições. O Centro Universitário Iesb, por exemplo, vai disponibilizar 4,4 mil oportunidades nos três câmpus. ;Aqui, o programa já funciona desde o ano passado. A vantagem é que, sem pagar nada, o estudante dessa modalidade poderá usar os mesmos recursos e laboratórios dos cursos de graduação;, afirma Murilo Pereira, coordenador dos cursos técnicos na instituição.

A formação em segurança do trabalho é a mais procurada pelos inscritos em todo o país, atrás de logística, informática e reabilitação para dependentes químicos. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), profissionais qualificados nessas áreas chegam a ganhar R$ 2 mil no momento da admissão e podem triplicar a remuneração após 10 anos de serviço.

A diarista Valdinéia vai se preparar para a seleção do próximo ano;As oportunidades acompanham o perfil do mercado de trabalho de cada região. Em Brasília, há muita procura por profissionais qualificados no setor de serviços. O Sisutec privilegia áreas que são requisitadas, em cursos que a oferta de mão de obra é escassa;, explica Marco Antônio de Oliveira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Para Felipe Morgado, gerente executivo de educação profissional e tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Insdustrial (Senai), a qualificação técnica deve ser vista como uma janela para um futuro promissor. ;O jovem que aposta na educação profissional de ensino técnico se destaca aos olhos do mercado. Quem se qualifica nessa modalidade tem mais segurança para escolher a carreira certa e mais tranquilidade para atingir as metas profissionais;, avalia.

Quem não fez o Enem 2012, mas quer aproveitar a chance para melhorar o currículo poderá se candidatar pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) às vagas que, porventura, não forem preenchidas pelo Sisutec. É o caso da diarista Valdinéia Rodrigues, 35 anos, que planeja tirar o diploma de técnica em cozinha. ;Fiz o Enem em 2010, mas não vale mais. Quero mudar de emprego, melhorar o meu salário, trabalhar com o que gosto. Se eu não conseguir, vou fazer o exame novamente no ano que vem, e tentar até conseguir.;

Saiba mais
O Sisutec foi lançado na última segunda-feira e é mais uma ação do Pronatec, programa criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Acompanhe as datas da seleção:
Amanhã (12) ; Fim das inscrições, no site www.sisutec.mec.gov.br
Quarta-feira (14) ; Resultado da 1; chamada
Quinta e sexta-feira (15 e 16) ; Matrícula da 1; chamada
19 de agosto ; Resultado da 2; chamada
20 de agosto ; Matrícula da 2; chamada

Inscreva-se

Instituições do DF que oferecem vagas

Centro Universitário Iesb
Onde: Asa Sul, Asa Norte e
Ceilândia
Vagas: 4,4 mil
Telefone: 3340-3747

Centro de Educação Profissional Senac

Onde: Taguatinga, 903 Sul e Setor Comercial Sul
Vagas: 400
Telefone: 3313-8877

Centro de Formação Profissional Senai

Onde: Gama e Taguatinga
Vagas: 118
Telefone: 3353-8715

Centro Universitário do Distrito Federal
Onde: Asa Sul
Vagas: 600
Telefone: 3704-8803

Faculdades Projeção

Onde: Guará e Ceilândia
Vagas: 100
Telefone: 3038-6100

Faculdade Mauá de Brasília
Onde: Taguatinga
Vagas: 400
Telefone: 3397-5251

Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic
Onde: Águas Claras
Vagas: 40
Telefone: 3963-7300

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Onde: a distância
Vagas: 1,1 mil
Telefone: 3704-8700

Fonte: lista de cursos disponível no site sisutec.mec.gov.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação