Ensino_EducacaoProfissional

Olimpíada do Conhecimento 2014 espera atrair 300 mil visitantes em 4 dias

Competição de ensino profissional será realizado em Belo Horizonte entre 3 e 6 de setembro

postado em 31/07/2014 19:18
Exposição de simuladores para as aulas do Senai durante lançamento da Olimpíada do ConhecimentoA Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou nesta quinta-feira (31) detalhes sobre a Olimpíada do Conhecimento 2014, que será realizada entre 3 e 6 de setembro no ExpoMinas, em Belo Horizonte. Neste ano, a competição terá cerca de 800 participantes de todo o país e deve atrair 300 mil visitantes. Os competidores saíram de cursos profissionais das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia ; esses últimos farão parte das provas pela primeira vez.

Durante os quatro dias da disputa, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais de trabalho. O desempenho dos participantes estabelece o padrão de excelência das práticas de 58 ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. A Olimpíada do Conhecimento ocupará 105 mil metros quadrados, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero, seis estações geodésicas e um ambiente no qual ficarão 16 novilhas preparadas para inseminação artificial.

O estado com maior número de competidores neste ano é Minas Gerais, com 66 participantes. Em seguida, vem São Paulo, com 53 pessoas e Paraná, com 45. O Distrito Federal será representado por 23 competidores. Além disso, há uma categoria especial para pessoas com deficiência, que terá 88 participantes. Neste ano, o apresentador Luciano Huck foi escolhido embaixador de evento.

Números
De acordo com pesquisa do Senai, apenas 6,6% dos jovens até 25 anos optam por educação profissional no Brasil ainda que mais de 60% dos cursos oferecidos pela instituição sejam gratuitos. Alem disso, só 10% da população brasileira já fez algum curso de educação profissional. Segundo Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai, esse índice ainda é baixo se comparado com a média dos 30 países mais ricos, onde o índice é de 35% cursando e 48% do estoque populacional.

;O que ressaltamos na Olimpíada do Conhecimento é que as formações básica e profissional são componentes que impactam na produtividade do trabalho. Hoje, a produtividade do trabalhador brasileiro é um quinto de um norte-americano, um quarto do alemão e um um terço do sul-coreano. Precisamos melhorar a qualidade da nossa mão de obra para aumentar o poder de competição da nossa indústria em um mercado globalizado;, explicou Lucchesi.

Veja as áreas avaliadas durante a competição

Tecnologias de manufaturas e engenharias: polimecânica; manufatura integrada; mecatrônica; desenho mecânico ; CAD; tornearia CNC; fresagem CNC; soldagem; eletrônica industrial; eletricidade industrial; robótica móvel; estruturas metálicas; caldeiraria; modelagem de protótipos; segurança do trabalho; instrumentação e controle de processo; metrologia dimensional; construção de moldes; mecânica industrial.

Construção e edificações: escultura em pedra; aplicação de revestimentos cerâmicos; instalação hidráulica e a gás; eletricidade predial; construção em alvenaria; sistema drywall e gesso; pintura decorativa; marcenaria de móveis; marcenaria de estruturas; carpintaria de telhados; jardinagem e paisagismo; refrigeração e ar-condicionado.

Moda e criatividade: joalheria; florista; tecnologia da moda; design gráfico; vitrinismo; costura.

Tecnologias da informação e comunicação:
STI - sistema de transporte da informação; TI - soluções de software; tecnologia de mídia impressa; web design; TI - administração de sistemas de rede; tecnologia da informação.

Serviços: cabeleireiro; estética e bem-estar; confeitaria; cozinha; serviço de restaurante; técnico em enfermagem; panificação.

Transporte e logística: funilaria automotiva; manutenção de aeronaves; mecânica de automóveis; pintura automotiva.

Engenharias agrícolas e agropecuária: irrigação; inseminação artificial; agrimensura.

Modalidades para pessoas com deficiência: panificação (deficiência intelectual); mecânica de automóveis (deficiência física); costura (deficiência auditiva); e tecnologia da informação (deficiência visual).

Serviço
Olimpíada do Conhecimento 2014
Data: 3 a 6 de setembro
Local: ExpoMinas, Belo Horizonte
Outras informações no site

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação