Ensino_EducacaoProfissional

Conecta IF começa na próxima segunda-feira (3)

O evento nacional reunirá membros da comunidade acadêmica de todo o país e empreendedores do DF em uma semana de programação gratuita composta por diversas atividades como exposições, palestras e oficinas

postado em 29/09/2016 19:09

Evento será no câmpus Samambaia e receberá representantes dos institutos federais de todo o país

Começa na próxima segunda-feira o Conecta IF, evento nacional do Instituto Federal de Brasília, que reunirá estudantes de todo o país e membros da comunidade pesquisadora do Distrito Federal. Serão 18 eventos simultâneos no câmpus Samambaia (Subcentro Leste, Complexo Boca da Mata, Lote 1). A entrada e a participação em toda a programação são gratuitas.


Dentre as atividades que ocorrerão durante a semana, estão palestras, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversas, encontros de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

Abertura

Segunda-feira (3) às 14h ocorrerá a abertura do evento. A programação engloba duas palestras interativas. A primeira ; com a diretora de filantropia para América Latina da Microsoft, Jennifer Brooks ; é a apresentação da campanha #EuPossoProgramar, que incentiva o aprendizado de programação para os jovens. A segunda conferência é a ;Reprogramar para Transformar;, com Rodrigo Baggio, criador da ONG Centro de Democratização da Informática (CDI) ; cujo objetivo é usar a tecnologia para enfrentar a pobreza e estimular o empreendedorismo e a cidadania.

Cronograma

Dentro da programação diversa do Conecta IF, está a apresentação dos trabalhos de invenções e ideias inovadoras da comunidade acadêmica ; alunos e professores. Os participantes conhecerão o processo de desenvolvimento das propostas, os protótipos criados e assistirão às demonstrações das ideias.

Dentre as inovações apresentadas, destaca-se a aircooker ; uma geladeira que utiliza o calor gerado pelo próprio equipamento para cozinhar alimentos, evitando o desperdício de energia ;, as lixeiras automotivas que aromatizam o ambiente além de armazenar os resíduos e o Easy Beef Protein ; um suplemento nutricional baseado em proteína animal que pretende ser uma opção para refeições rápidas ;, sem aditivos artificiais e necessidade de armazenamento refrigerado.

A Feira de Economia Solidária fará parte, pela primeira vez, do evento. Uma das opções da feira é a troca entre móveis e objetos produzidos pelos estudantes do curso técnico em móveis do câmpus Samambaia. A partir desta quinta-feira (29), os móveis estão disponíveis para escolha no site. Dentre os 89 materiais expostos estão painéis de MDF, seladores de madeira e puxadores.

Também há espaço para gastronomia no Conecta IF. O evento sediará uma competição, o IF Chef, ocasião em que os estudantes dos cursos técnico em cozinha, panificação e alimentos deverão preparar pratos originais ou alimentos com ingredientes típicos do cerrado. O cardápio ; composto por prato principal, sobremesa e bebida ; será avaliado pela banca composta por empreendedores representantes do ramo de alimentação, tais como Tonico Lichtsztejn, Chef e proprietário do 400quatrocentos e Jael Antonio da Silva, Presidente do Sindhobar.

Durante o evento serão oferecidas mais de 1.300 vagas em oficinas gratuitas com duração de oito horas. O Qualific Express desenvolverá habilidades como introdução à pesquisa operacional e planejamento, oficina carreira e profissão e manutenção elétrica residencial para iniciantes. Para participar e ganhar o certificado, basta se inscrever no local da oficina. Mais informações no site.

Confira a programação completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação