SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Conecta IF começa na próxima segunda-feira (3)

O evento nacional reunirá membros da comunidade acadêmica de todo o país e empreendedores do DF em uma semana de programação gratuita composta por diversas atividades como exposições, palestras e oficinas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/09/2016 19:09 / atualizado em 29/09/2016 19:18

Reprodução / Google Street View

 

Começa na próxima segunda-feira o Conecta IF, evento nacional do Instituto Federal de Brasília, que reunirá estudantes de todo o país e membros da comunidade pesquisadora do Distrito Federal. Serão 18 eventos simultâneos no câmpus Samambaia (Subcentro Leste, Complexo Boca da Mata, Lote 1). A entrada e a participação em toda a programação são gratuitas.


Dentre as atividades que ocorrerão durante a semana, estão palestras, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversas, encontros de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

 

Abertura

 

Segunda-feira (3) às 14h ocorrerá a abertura do evento. A programação engloba duas palestras interativas. A primeira — com a diretora de filantropia para América Latina da Microsoft, Jennifer Brooks — é a apresentação da campanha #EuPossoProgramar, que incentiva o aprendizado de programação para os jovens. A segunda conferência é a “Reprogramar para Transformar”, com Rodrigo Baggio, criador da ONG Centro de Democratização da Informática (CDI) — cujo objetivo é usar a tecnologia para enfrentar a pobreza e estimular o empreendedorismo e a cidadania.

 

Cronograma

 

Dentro da programação diversa do Conecta IF, está a apresentação dos trabalhos de invenções e ideias inovadoras da comunidade acadêmica — alunos e professores. Os participantes conhecerão o processo de desenvolvimento das propostas, os protótipos criados e assistirão às demonstrações das ideias.

 

Dentre as inovações apresentadas, destaca-se a aircooker — uma geladeira que utiliza o calor gerado pelo próprio equipamento para cozinhar alimentos, evitando o desperdício de energia —, as lixeiras automotivas que aromatizam o ambiente além de armazenar os resíduos e o Easy Beef Protein — um suplemento nutricional baseado em proteína animal que pretende ser uma opção para refeições rápidas —, sem aditivos artificiais e necessidade de armazenamento refrigerado.

 

A Feira de Economia Solidária fará parte, pela primeira vez, do evento. Uma das opções da feira é a troca entre móveis e objetos produzidos pelos estudantes do curso técnico em móveis do câmpus Samambaia. A partir desta quinta-feira (29), os móveis estão disponíveis para escolha no site. Dentre os 89 materiais expostos estão painéis de MDF, seladores de madeira e puxadores.

 

Também há espaço para gastronomia no Conecta IF. O evento sediará uma competição, o IF Chef, ocasião em que os estudantes dos cursos técnico em cozinha, panificação e alimentos deverão preparar pratos originais ou alimentos com ingredientes típicos do cerrado. O cardápio — composto por prato principal, sobremesa e bebida — será avaliado pela banca composta por empreendedores representantes do ramo de alimentação, tais como Tonico Lichtsztejn, Chef e proprietário do 400quatrocentos e Jael Antonio da Silva, Presidente do Sindhobar.

 

Durante o evento serão oferecidas mais de 1.300 vagas em oficinas gratuitas com duração de oito horas. O Qualific Express desenvolverá habilidades como introdução à pesquisa operacional e planejamento, oficina carreira e profissão e manutenção elétrica residencial para iniciantes. Para participar e ganhar o certificado, basta se inscrever no local da oficina. Mais informações no site.

 

Confira a programação completa. 

publicidade

publicidade