Alunos do IFB vão restaurar móveis que fazem parte da história de Brasília

Iniciativa faz parte de novo curso profissionalizante da instituição, que começará em 2017

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/12/2016 15:29

A área de restauração de móveis modernos ganhará um curso profissionalizante. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem como objetivo fortalecer a consciência de preservação de memória por meio da recuperação física e estética do acervo de móveis existentes no Palácio do Planalto, na Universidade de Brasília (UnB) e outras instituições públicas.

 

As atividades de conservação e restauração de mobília que serão realizadas durante o período de um ano, fazem parte da “Oficina Escola de Restauro de Mobiliário Moderno”, desenvolvido pela coordenação do curso técnico de móveis do IFB.

 

Cerca de 30 pessoas, entre alunos e docentes, devem aprender também sobre os procedimentos de identificação do objeto, a importância de sua documentação fotográfica, o levantamento e reconhecimento de problemas nos móveis, análises dos estados de conservação e conhecimentos fundamentais para a definição de metodologias de intervenção a serem empregadas em cada objeto. 

 

O curso será ministrado em turmas de níveis básico e avançado, no câmpus do IFB de Samambaia, e também será aberto à comunidade. Os interessados devem ficar atentos ao edital que deve ser lançado no site do instituto nos próximos dias: www.ifb.edu.br. A previsão é que as aulas comecem em março ou abril de 2017.