Ensino_EducacaoProfissional

Estudantes do IFB restaurarão mobiliário do Palácio do Itamaraty

Os móveis selecionados fazem parte da exposição dos 50 anos da sede do Ministério das Relações Exteriores

postado em 10/02/2017 14:05

Os móveis selecionados fazem parte da exposição dos 50 anos da sede do Ministério das Relações Exteriores

Os alunos dos cursos técnico em móveis e técnico em design de móveis do Instituto Federal de Brasília (IFB) ; câmpus Samambaia serão responsáveis pela restauração do mobiliário do Palácio do Itamaraty, segundo acordo firmado na última quarta-feira (8). A turma de 20 alunos participará do projeto Oficina-Escola de Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília.

O início das atividades está previsto para o mês de abril. A primeira etapa do processo será a restauração de mesas concebidas por Sérgio Rodrigues e Bernardo Figueiredo, para compor um projeto piloto de exposição na comemoração dos 50 anos do Palácio do Itamaraty.

O projeto é uma iniciativa dos professores do IFB em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Distrito Federal (Iphan DF) e o Ministério das Relações Exteriores. ;A ideia da parceria surgiu pela necessidade de capacitação dos alunos para conservação e restauro do mobiliário moderno de Brasília;, como explica a coordenadora do curso de mobiliário do IFB, Fernanda Torres.

Os estudantes foram escolhidos por causa da cooperação entre o Instituto e o Iphan DF, que existe desde 2016. Os alunos do IFB realizaram a restauração de mesas e cadeiras para a biblioteca do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Universidade de Brasília no ano passado. Para realizar as atividades, os estudantes receberam capacitação durante o curso, na disciplina específica de restauração, e contarão com oficinas periódicas sobre o tema.

Deocleciano Augusto Vicente, 49, é um dos estudantes da equipe e também compôs o grupo da iniciativa no ano passado. As expectativas dele com o projeto são as melhores possíveis. ;Esperamos que o mobiliário fique tão belo quanto quando ele foi concebido e queremos preservar a riqueza dos materiais tipicamente brasileiros utilizados;, afirma Augusto.

;É uma oportunidade muito grande, para nós alunos, fazer parte de um projeto dessa magnitude. Participar da restauração de móveis de artistas consagrados como Sérgio Rodrigues e Bernardo Figueiredo é um privilégio para quem está aprendendo;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação