Ensino_EducacaoProfissional

Professores de língua inglesa embarcam para os EUA

No Distrito Federal, foram selecionados 27 profissionais para participar de programa de treinamento profissional para fortalecer a fluência oral e escrita em inglês

Gabriela Andrade*
postado em 12/01/2018 18:32
No Distrito Federal, foram selecionados 27 profissionais  para participar de programa de treinamento profissional para fortalecer a fluência oral e escrita em inglês
Um total de 479 professores de língua inglesa da rede pública de todos os estados e do Distrito Federal embarca nesta sexta-feira (12) para os Estados Unidos. Eles vão participar de um curso intensivo de seis semanas de aperfeiçoamento profissional em 17 universidades norte-americanas.
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa é financiado pelo governo brasileiro com apoio da Missão Diplomática dos EUA no Brasil. Um dos objetivos é fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, além de novas metodologias de ensino e a avaliação que estimule a participação de alunos em salas de aula.
Iara Teixeira , professora de inglês do CED 2 de Brazlândia
Para a viagem, os profissionais foram selecionados por meio de um processo competitivo, que, segundo Alexandre Silveira, um dos organizadores do programa, teve duas etapas. A primeira delas foi no envio da documentação dos docentes, preenchimento de formulário e a aplicação de prova de proficiência em língua inglesa. ;Aplicamos essa avaliação no ano passado para todos os candidatos e, a partir dos resultados, eles foram classificados com base nisso;, explica Silveira.

A professora Iara Teixeira, do Centro de Ensino Médio 2 de Brazlândia (CED 2), é uma dos 27 docentes do Distrito Federal selecionados. Para ela, participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores é uma oportunidade única. ;Poderemos compartilhar os nossos conhecimentos daqui do Brasil com o pessoal de lá. A gente tem muito o que levar para eles. Um exemplo disso são as questões sociais, como o contato menor de alunos da periferia com a língua inglesa;, explica.

Daniel Pinheiro, docente do Centro Interescolar de Línguas de Santa MariaOutro selecionado, Daniel Pinheiro, do Centro Interescolar de Línguas de Santa Maria (CIL) está muito feliz com a oportunidade. Segundo ele, essa formação vai possibilitar a obtenção de mais experiência. ;Aprender novos métodos, partilhar ideias, conhecer um pouco da cultura norte-americana e como funciona as escolas de lá, bem como o método de ensino deles, vai ser muito enriquecedor;, afirma. Daniel também valoriza o ensino do idioma, especialmente para aqueles que não têm condições de pagar o curso. O professor reitera que a ideia é disseminar o que aprender e espalha o máximo possível.

Por meio do programa, os participantes também terão a oportunidade de conhecer a história e cultura dos EUA para que isso se torne parte do currículo do ensino da língua inglesa no Brasil. Ao término do treinamento, eles terão concluído um plano de ação na área de ensino do idioma para ser implementado em suas escolas e comunidades, resultando assim em um grande efeito multiplicador.

Escolas que participam do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa
Centro Educacional Três de Brazlandia
Centro Interescolar de Línguas de Santa Maria
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Centro Interescolar de Línguas de Santa Maria
Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia
Centro de Ensino Médio 1 do Riacho Fundo um
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília
Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia
SEEDF Centro Interescolar de Línguas dois de Brasilia
Centro Interescolar de Línguas
Centro Interescolar de Línguas do Guará
Centro de Ensino Fundamental 214 Sul
CESAS Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul
Centro de Ensino Fundamental 4 do Guará
Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia
Instituto Federal de Brasília
Colégio Militar de Brasília
Centro Interescolar de Línguas do Paranoá
Centro de Ensino Fundamental GAN
Centro Interescolar de Línguas do Gama
Centro Educacional 3 de Sobradinho
Secretaria de Educação do Distrito Federal
Centro Interescolar de Línguas de Brasilia
Centro Interescolar de Línguas CILB
Centro Interescolar de Línguas do Recanto das Emas
Centro Interescolar de Línguas Gama
Centro Interescolar de Línguas
*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação