Perfil

Das aulas à reitoria

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/11/2012 13:35

Em setembro deste ano, o resultado das urnas na Universidade de Brasília (UnB) levou ao cargo máximo da instituição, pela primeira vez, um aluno formado na UnB. Ivan Camargo começou a cursar engenharia elétrica em 1978. Onze anos depois, voltou à instituição como professor, com mestrado e doutorado obtidos no Institut National Politechnique de Grenoble, na França. Em três anos, tornou-se chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, entre 1991 e 1993.

Entre 1996 e 1998, comandou o Programa de Pós-Graduação do setor. O perfil de Ivan, conhecido pelos colegas pela competência e pelo bom temperamento, o conduziu até a assessoria da direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre 1999 e 2002, coube à equipe da qual ele fazia parte encontrar soluções para a crise energética deflagrada no Brasil, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) (1994-2002).

De volta ao câmpus em 2003, Ivan foi nomeado decano de Graduação da gestão de Lauro Mohry como reitor. Nesse período, ele instituiu o sistema de matrícula e avaliação dos professores on-line e, ainda, a reserva de vagas para negros. No ano passado, o reitor a ser nomeado hoje retornou à agência reguladora, desta vez convidado pelo governo de Dilma Rousseff (PT), para a Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.

Mesmo ocupando cargos no governo, Camargo não interrompeu a produção acadêmica. Querido pelos alunos, foi homenageado por eles quase que anualmente desde 1991. As principais linhas de pesquisa do engenheiro são transmissão e distribuição da energia elétrica e máquinas elétricas e dispositivos de potência.

 

Tags: