Ensino_EnsinoSuperior

Novo reitor da Universidade de Brasília quer vencer desafios

postado em 20/11/2012 17:19

A relação entre o ensino superior e a educação básica é o grande desafio das universidades brasileiras. A afirmação é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao dar posse ao novo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques Camargo, nesta terça-feira, 20.

Mercadante acredita que a recém instituída política de cotas nas universidades federais para estudantes de escolas públicas será um instrumento de motivação desses alunos. ;Com o processo de inclusão social que o Brasil vem vivenciando na última década, há demanda explosiva por educação de qualidade no Brasil;, ressaltou.

O ministro também destacou a importância histórica da Universidade de Brasília e seu potencial para formar quadros estratégicos da administração pública. ;A UnB tem forte tradição nas áreas humanas, mas também pode contribuir em diversas outras, inclusive na de tecnologia.;

Para o novo reitor, a UnB cumpre a missão de formar quadros preparados para os desafios do país. Na visão de Camargo, a sociedade espera que a universidade não seja conservadora, mas que esteja à frente de seu tempo.

Ivan Marques de Toledo Camargo é doutor em engenharia elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, na França. É professor do departamento de engenharia elétrica da Universidade de Brasília desde 1989.

Camargo orientou mais de 50 trabalhos com temas relacionados à energia elétrica. Publicou um livro e mais de 70 artigos em jornais, revistas e congressos nacionais e internacionais. Na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, exerceu os cargos de chefe do departamento, vice-chefe, coordenador de pós-graduação, vice-diretor, coordenador de extensão e membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UnB, e do Conselho Universitário. Foi ainda decano de Ensino de Graduação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação