SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Melhora a avaliação da UnB frente às universidades da América Latina

UnB vai para 21º no ranking dentre as latino-americanas e tem o nono lugar entre as brasileiras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/05/2013 14:45

Agência UnB

A UnB subiu quatro posições no ranking das melhores universidades da América Latina. Pesquisa realizada pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds mostra uma evolução da 25ª posição, ocupada no ano passado, para 21ª. O estudo também classifica a Universidade de Brasília como a nona melhor do Brasil e a quinta entre as federais.

Os critérios avaliados foram a reputação da instituição no meio acadêmico e no mercado de trabalho, a produção do corpo docente, as citações por trabalho, a proporção entre professores e estudantes, a quantidade de docentes com doutorado e a visibilidade na internet.
Na avaliação do professor Mauro Luiz Rabelo, decano de Ensino e Graduação (DEG), o resultado positivo deve-se à expansão da UnB. “Aumentamos o número de estudantes e de cursos, e houve também a ampliação e renovação do quadro docente”, avalia.

Rabelo observa que a melhora no ranking torna-se mais significativa quando considerado o número de instituições avaliadas. Neste ano, foram avaliadas 300 universidades, contra 250 em 2012, e 200 em 2011. “O resultado mais interessante é a melhoria da posição da UnB de 2012 para 2013”, acrescenta.

Além do aumento do número de professores com doutorado, o reitor Ivan Camargo atribui o salto no ranking ao trabalho e ao bom desempenho de professores e alunos, mas considera que a universidade tem potencial para evoluir. “Não vamos nos conformar com esta posição. Precisamos figurar entre as dez melhores da América Latina”, afirma.
Tags:

publicidade

publicidade