Ensino_EnsinoSuperior

Servidores técnico-administrativos da UnB entram em greve na próxima terça

postado em 06/11/2013 11:33
Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (6/11) os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) aprovaram a deflagração de greve a partir de da próxima terça-feira (12). Eles pedem a manutenção da jornada de trabalho reduzida de seis horas.

"Terça-feira haverá uma nova assembleia seguida de ato na reitoria da universidade, mas a greve já foi aprovada", afirma Mauro Mendes, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub). O ato está marcado para as 9h30. Em setembro, os servidores já haviam aprovado um indicativo de greve, mas, após avanços na negociação com a reitoria, decidiram suspender a paralisação.

[SAIBAMAIS]A universidade determinou a volta da jornada normal de 40 horas a partir de janeiro do ano que vem. Os servidores embasam a reivindicação da jornada de seis horas diárias numa determinação do Decreto n; 1.590, de 1995, que define que "quando os serviços exigirem atividades contínuas de regime de turnos ou escalas, em período igual ou superior a doze horas ininterruptas, em função de atendimento ao público ou trabalho no período noturno, é facultado ao dirigente máximo do órgão ou da entidade autorizar os servidores a cumprir jornada de trabalho de seis horas diárias e carga horária de trinta horas semanais, devendo-se, neste caso, dispensar o intervalo para refeições.

Paralisação no RU

Desde segunda-feira (4), as atividades do Restaurante Universitário da UnB estão paralisadas. A ação, de acordo com o Sintfub, é uma resposta à demissão de 136 trabalhadores terceirizados da empresa Planalto que prestam serviço para o restaurante e receberam aviso prévio no último dia 30 de outubro. O Sindicato entrou com ação no Ministério Público do Trabalho para suspender a demissão.

Em nota, a Unb informou que o RU está com as atividades suspensas por tempo indeterminado em razão da paralisação dos funcionários da empresa Planalto e esclareceu que o contrato ainda está em vigor e que a universidade está ;tomando providências para a regularização dos serviços do restaurante;. Ainda de acordo com a nota, a universidade está em fase de conclusão de concorrência para contratar empresa especializada em alimentação. O processo está em fase recursal, prevista para ser encerrada na próxima sexta-feira (8). O novo contrato, segundo a UnB, permitirá a instalação de RUs nos câmpus do Gama, de Ceilândia e na Fazenda Água Limpa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação