Ensino_EnsinoSuperior

Fique ligado no mapa da UnB

Depois das dificuldades enfrentadas por alunos que fizeram a 3ª etapa do PAS, Cespe divulga representação gráfica da universidade para ajudar os estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio a encontrarem os locais de prova no câmpus

postado em 06/12/2013 14:00

Pablo ainda não escolheu o curso superior, mas leva a 1ª etapa do PAS a sério:

O último domingo ficou marcado pelas dificuldades de alunos e pais em encontrarem os locais onde seriam realizadas as provas da 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Neste fim de semana, ocorrerão os testes da 1; e 2; etapas. Para que a confusão não se repita, é preciso ficar atento às especificações dos editais. No sábado, serão testados os conhecimentos dos estudantes do 1; ano do ensino médio. No domingo, concorrentes do 2; ano fazem mais uma etapa na corrida por uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). As duas fases integram um ciclo que é encerrado com um 3; certame, no qual eles poderão escolher qual curso querem disputar e se entrarão pelo sistema universal ou de cotas para escolas públicas.

A maioria dos candidatos fará os certames deste fim de semana nas escolas onde estudam. No entanto, alguns serão encaminhados à UnB. Os testes começam às 13h e o indicado é chegar com pelo menos uma hora de antecedência. No último domingo, 16,95% dos inscritos na 3; etapa deixaram de fazer o teste. Entre os motivos, estavam o atraso e os problemas para encontrar o local de provas. Uma das reclamações era de que o comprovante de inscrição só dizia que os estudantes fariam o teste no Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, local com 500 mil m;.

Para que imprevistos não aconteçam novamente, é importante se precaver. A orientação sobre a sala onde o estudante fará o PAS está no www.cespe.unb.br/pas desde a segunda quinzena de novembro. Basta acessar o endereço e informar os dados solicitados. A consulta é individual e somente o candidato pode efetuá-la. Para ajudar os alunos, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB) divulgou mapas com explicações de como chegar aos locais de prova na universidade (Veja arte).

Aqueles que farão a 1; etapa podem ser encaminhados ao prédio 1 da Faculdade de Educação ou ao Bloco de Salas de Aula Sul (BSA). Para a 2; etapa, a possibilidade, além dos locais onde os concorrentes já estudam, é o BSA.
Pablo Bernardes, 15 anos, verificou com antecedência o local de prova. ;Vou fazer no colégio em que estudo;, conta o aluno do Pódion. Ele ainda não escolheu a graduação que pretende cursar na UnB, mas já tem uma ideia. ;Estou dividido entre engenharia, relações internacionais e medicina.; Apesar da ansiedade, Pablo se sente seguro para a prova. ;O colégio foca no PAS o ano todo, e sei que a 1; etapa é muito importante: a maioria dos alunos não leva a sério, e isso já é um diferencial que tenho;, explica.

A importância dada à 1; etapa da avaliação também é compartilhada pelas amigas Isabela de Oliveira, 16 anos, e Ana Luisa Santos, 17. Elas estudam em colégios diferentes, mas fazem cursinho juntas. ;A primeira etapa do PAS tem menor peso, mas lá na frente conta muito;, diz Isabela, aluna do Sigma. ;O bom nessa prova é que podemos recuperar a nota se formos mal no começo;, complementa a parceira de estudos, que frequenta o Colégio Militar de Brasília.

Ana Luisa admite que não confirmou o horário da prova e só descobriu na última quarta-feira que o exame começaria uma hora mais cedo do que esperava. ;Meu pai perguntava se eu tinha certeza do horário e eu garantia que sim. Agora, como sei que meu pai é enrolado, vou ter de ficar no pé dele para não me atrasar.; As duas estudantes se dizem preparadas para prova. Para aliviar a tensão, elas pretendem correr no Parque da Cidade antes do teste.

Todos os inscritos no PAS farão, em cada uma das três etapas, provas de conhecimentos e de redação em língua portuguesa. O exame é composto por duas partes: a de língua estrangeira ; espanhol, francês ou inglês ; e a que integra artes cênicas e visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, português, literaturas, matemática, música, química e sociologia. O conjunto de objetos avaliados pelo programa se dá pela articulação de habilidades e competências. Tudo relacionado aos conhecimentos escolares mediante a interdisciplinaridade e a contextualização.
Por isso, é importante saber as matérias estudadas durante o ano, mas, também, ficar atento às notícias.

;Diferentemente da 3; etapa, o aluno precisa estar focado no que viu em sala e ter uma visão dos assuntos em voga. Em química, por exemplo, na questão tipo D, pode ser solicitado montar uma molécula. Mas assuntos como a chuva ácida, o efeito estufa, buraco na camada de ozônio também serão cobrados;, analisa o professor de química do Leonardo da Vinci, Cristiano Botan.

Depois das dificuldades enfrentadas por alunos que fizeram a 3ª etapa do PAS, Cespe divulga representação gráfica da universidade para ajudar os estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio a encontrarem os locais de prova no câmpus

De acordo com o edital das duas etapas, o PAS visa ;selecionar o estudante capaz de compreender, raciocinar, analisar, criticar e propor questões relevantes para a própria formação como cidadão;. Na prova objetiva, é importante evitar o chute, pois cada questão errada anula uma certa.

Fique atento
1; etapa: 7 de dezembro
2; etapa: 8 de dezembro
Provas: de conhecimentos e de redação em língua portuguesa
Tempo para realização dos certames: 5 horas
Locais de prova: é de responsabilidade do candidato acessar o site www.cespe.unb.br/pas para verificar onde será realizada a prova. Tudo é feito por meio de consulta individual, com apresentação dos dados solicitados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação