Ensino_EnsinoSuperior

Lição de empreendedorismo

Durante uma palestra na UnB, a brasileira Bel Pesce deu dicas valiosas de como os estudantes podem criar e prosperar nos negócios. Ela contou sua experiência no Vale do Silício, berço das empresas conhecidas por lançar inovações tecnológicas em um curto período

postado em 11/03/2014 13:00

O auditório da Faculdade de Tecnologia ficou lotado. Vários participantes sentaram-se no chãoMais de 300 pessoas lotaram ontem o auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT/UnB) para assistir à palestra da empreendedora Bel Pesce. Durante o evento, ela falou sobre a experiência de estudar e de abrir um negócio no exterior e ainda a respeito da volta ao Brasil ; desde que retornou à terra natal, Bel tem liderado diversas iniciativas com o objetivo de esclarecer a população sobre o empreendedorismo.

O evento faz parte de um circuito de palestras que a empreendedora está ministrando pelo país, em parceria com a empresa de auditoria, consultoria tributária e societária e de negócios PwC e, no caso da UnB, com a Empresa Júnior de Engenharia de Redes e Comunicação (Engenet). Segundo Bel, o foco é mostrar aos brasileiros o que é e as possibilidades que empreendedorismo oferece. Ela conta que só descobriu o significado dessa palavra quando saiu do país e que, apesar de o trabalho dos brasileiros ser muito valorizado no exterior, pouco se ouve falar em empresas instaladas no país lá fora.

Por isso, na volta ao Brasil, Bel criou a escola de empreendedorismo FazINOVA, inaugurada este ano, que oferece cursos presenciais e on-line para preencher a lacuna entre o que se aprende na escola e o que o mercado demanda. ;O principal objetivo é descobrir, desenvolver e conectar talentos. Queremos mostrar que é possível trabalhar com aquilo que se gosta e com competências mais amplas;, diz. Bel diz que o número de empreendedores individuais vem crescendo no país. ;O brasileiro cansou de ter um papel secundário, quer ser um protagonista;, afirma.

A palestra inclui um relato sobre como foi estudar em Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, a segunda melhor universidade do mundo, atrás apenas da de Harvard, de acordo com o ranking Times Higher Education de 2014. Na época, Bel tinha apenas 17 anos. ;Gosto de contar minha história, pois, com ela, consigo mostrar que temos mais controle das nossas oportunidades de vida do que imaginamos;, relata.

O estudante do 10; semestre de engenharia elétrica da UnB Alan Andrade, 24 anos, conta que o interesse pelo empreendedorismo veio da participação em uma empresa júnior na universidade e do exemplo familiar. ;Essa palestra veio a calhar, pois estou no último semestre e o mercado está cada vez mais próximo. Conhecer a experiência dela foi inspirador;, diz. E o jovem aprendeu uma lição: não esperar as oportunidades caírem no colo e correr atrás dos próprios objetivos. ;Acho que o empreenderidmo não é apenas abrir uma empresa ou criar uma marca, mas também ter uma ideia que mude a vida das pessoas;, ensina Bel.

O evento atraiu espectadores de todas as idades e também pessoas que trabalham na área. Ricardo Rivera, 57 anos, é consultor empresarial desde 2002 e foi ao encontro para conhecer a empreendedora. Ele soube da trajetória de Bel e passou a acompanhar o trabalho dela, por meio dos livros que Bel escreveu. ;Se 5% das pessoas reunidas conseguirem captar algo do que ela disse, já será um avanço;, ressaltou Ricardo.

Trajetória
Depois de estudar no MIT (leia Para saber mais), Bel, que tem apenas 26 anos, ficou nos Estados Unidos e trabalhou nas gigantes da área tecnológica, como a Microsoft e o Google. A chegada ao Vale do Silício, na Califórnia, berço das startups ; empresas conhecidas por gerarem inovações tecnológicas em um espaço curto de tempo ;, foi o que despertou o espírito empreendedor da jovem. Em parceria com outros dois latino-americanos, ela abriu a Lemon e lançou um aplicativo para smartphones que foi baixado por mais de 1 milhão de usuários em três meses. Desde então, já lançou dois livros: A menina do Vale e Procuram-se super-heróis, nos quais conta sua experiência como empreendedora.

O sócio da PwC Geovane Fagunde explica que o circuito de palestras começou em fevereiro e vai até o fim de março. O próximo será na quarta-feira, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). ;O exemplo da Bel é importante pois mostra ao jovem, principalmente o que está no início do curso, que é viável desenvolver e ter as próprias ideias e levá-las adiante;, afirma. ;Eu faço isso tudo por coração. Trato essa responsabilidade como uma argila, ou vai endurecer nas minhas mãos ou eu vou fazer o melhor que puder para moldá-la para o bem, enquanto eu tiver tempo;, finaliza Bel.

Colaborou Mariana Niederauer


Preparação


A FazINOVA já conta com mais de 25 mil inscritos. Atualmente, estão disponíveis três cursos on-line gratuitos, dois com as lições dos livros que a empreendedora publicou e um mais técnico, sobre canvas (ferramenta estratégica e empresarial) de modelos de negócios. Informações: escola.fazinova.com.br.


Para saber mais

Líder em tecnologia

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é um centro universitário de educação e pesquisa privado localizado em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. A instituição é uma dos líderes mundiais em ciência e tecnologia, bem como outros campos, como administração, economia, linguística, ciência política e filosofia. Dentre seus preeminentes departamentos e escolas, destacam-se: Sloan School of Management, Lincoln Laboratory, Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory, Media Lab e Whitehead Institute. O MIT já produziu mais de 70 prêmios Nobel, oito dos quais são membros do seu corpo docente atual.


[SAIBAMAIS]


Colaborou Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação