Ensino_EnsinoSuperior

Edital do vestibular da UnB sai na próxima semana com 5% para cotas raciais

Serão oferecidas 4.210 vagas. Instituição ainda reservará 50% para cotas de escolas públicas, definidas em lei federal

postado em 03/04/2014 17:21
O edital para o próximo vestibular do meio do ano da Universidade de Brasília (UnB) sairá até o final da semana que vem, informou o reitor da instituição, Ivan Camargo, nesta quinta-feira (3/4). Serão ofertadas 4.210 vagas. Nessa seleção já valerá a mudança votada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que definiu a redução do percentual de reserva de vagas no sistema de cotas raciais da universidade de 20% para 5%.

A deliberação ocorreu também nesta quinta-feira, em reunião conturbada. Estudantes estavam dividos entre a manutenção do sistema como é hoje (20% de reserva de vagas) e a redução para 5%. No fim do encontro, alguns chamaram os conselheiros que votaram contra o sistema de racistas.

[SAIBAMAIS]A votação foi feita em duas partes, na primeira, 32 conselheiros votaram pela manutenção do sistema e 7 contra. Na segunda, 27 optaram pela redução da reserva para 5% e 11 votaram pela manutenção dos 20%.

"Claramente, a lei de cotas mudou a sala de aula. Com a decisão do Cepe, mmantivemos uma posição de vanguarda e, além das cotas sociais, reservamos 5% (para negros)", afirmou Ivan Camargo. A instituição vai reservar ainda 50% das vagas para as cotas sociais, definidas na Lei n; 12.1711, sancionada em 2012 e que abarca a reserva de vagas para negros também.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação