Ensino_EnsinoSuperior

Estudante da UnB faz guia de Brasília como trabalho de conclusão de curso

Jovem levou oito meses para elaborar o livro; defesa da banca é nesta quinta-feira (4)

postado em 03/12/2014 19:06

Isabela apresenta o trabalho de conclusão de curso nesta quinta (4)Três paixões inspiraram a estudante Isabela Bonfim, 23 anos, a escrever o livro A cidade além do Congresso ; um guia para conhecer Brasília como brasiliense como trabalho de conclusão de curso em jornalismo na Universidade de Brasília (UnB): as viagens, a reportagem e a própria capital federal. ;Queria fazer uma coisa de que eu gostasse no meu trabalho final. Mesmo depois de viajar muito e conhecer 28 países, Brasília é a minha cidade preferida. Também sempre quis ser jornalista, então foi mesmo a união dessas três coisas de que gosto muito que me motivou;, explica. A jovem apresenta sua banca nesta quinta-feira (4), na Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB. O projeto foi orientado pelo professor Sérgio Araujo de Sá. A responsável pelo design do livro é Luísa Ulhoa, e as fotografias são de Johnatan Reis, também aluno da FAC.

Os textos do guia se diferenciam de outras publicações do tipo por serem reportagens feitas pela estudante. ;Sempre há falas de outras pessoas, dos frequentadores dos locais. As dicas são dos moradores da cidade;, conta Isabela. Seguindo o plano elaborado por Lucio Costa, o livro é dividido em quatro escalas: monumental, gregária, residencial e bucólica. ;Conversei com muitos turistas, e eles diziam que tinham conhecido a cidade, mas, na verdade, só tinham visitado a Esplanada. Com o guia, quero mostrar que há outras coisas para se ver aqui;, diz. A elaboração do material durou cerca de oito meses e levou a estudante a novos lugares e a velhos conhecidos. ;Havia locais que ainda não tinha visitado, como a Ermida Dom Bosco. Já o Conic e o Cine Drive-in são a cara de Brasília e nunca ficariam de fora do guia, na minha opinião. São lugares a que faço questão de levar amigos que vêm conhecer a cidade;, diz.

Na introdução, o livro explora um pouco da história de Brasília e das particularidades da capital, como o sistema de endereçamento. As próximas páginas trazem dicas de gastronomia, compras, cultura e diversão. ;Com algumas exceções, como o bar Beirute, evitei indicar locais pontuais. No lugar, coloquei ruas de compras, como a quadra da informática (207/208 Norte) e a da moda (304/305 Sul). Nesse sentido, a setorização da cidade ajudou;, afirma. Nascida em Ceilândia e moradora da Asa Sul, Isabela lamenta não ter tido tempo para incluir um capítulo sobre outras cidades do Distrito Federal. ;Infelizmente, não tive tempo de incluir um capítulo sobre as cidades-satélites. Porém, isso é algo que eu gostaria de fazer, caso consiga apoio para lançar o livro;, conta a estudante.

Não perca!

Apresentação de A cidade além do Congresso ; um guia para conhecer Brasília como brasiliense
Data e horário: Quinta-feira, 5 de dezembro, às 10h
Local: Sala 4 da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB


[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação