SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mais de 300 universitários participam de disputa de matemática no DF

No sábado e no domingo, estudantes de diversas faculdades competem em duplas no JK Shopping. Quem passar pelo local também poderá participar de jogos matemáticos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/05/2015 17:06 / atualizado em 12/05/2015 17:10

Ana Paula Lisboa

Dani Lima/Divulgação
A 10ª edição do Rei da derivada, evento promovido pela Universidade de Brasília (UnB), será neste fim de semana no JK Shopping. Estão inscritos mais de 300 estudantes de diversas instituições de ensino superior do Distrito Federal. O objetivo da atividade é selecionar os quatro alunos melhores em cálculos (que receberão títulos e prêmios como reis e rainhas da derivada) e estimular o gosto pela matemática, ao abordá-la de forma lúdica.

Os universitários, divididos em duplas, deverão resolver problemas de cálculo em quadros brancos disponíveis no local. As questões abordam o conceito matemática de derivada, importante para vários ramos da ciência - como engenharia e física. Os principais conceitos sobre derivadas foram introduzidas por Newton e Leibniz, no século 18. Esse conhecimento ajuda a construir, por exemplo, um carro de Fórmula 1 que ganhe mais velocidade ao fazer uma curva perfeita.

Dani Lima/Divulgação
A atividade não se restringe a alunos da UnB: o evento traz uma oficina para professores de ensinos fundamental, médio e superior sobre como aplicar o método em sala de aula, além de integrar pessoas de todas as idades que podem participar de jogos matemáticos.

O coordenador do evento é o professor de cálculo da Universidade de Brasília Ricardo Fragelli, que desenvolveu a competição para explicar conceitos teóricos de uma maneira descontraída e atrativa. Confira mais informações no site.

Não perca!
10º competição Rei da derivada
Onde: JK Shopping (Avenida Hélio Prates, QNM 34 - entre Taguatinga e Ceilândia)
Qunado: sábado (16), das 10h às 21h, e domingo (17), das 14h às 18h
Entrada gratuita
Classificação indicativa livre
Informações: (61) 3246-8601

publicidade

publicidade