Ensino_EnsinoSuperior

Três chapas disputam a Reitoria da Universidade de Brasília

Os concorrentes começam na sexta-feira campanha para assumir a administração da UnB

postado em 27/07/2016 06:10

Os concorrentes começam na sexta-feira campanha para assumir a administração da UnB


A Universidade de Brasília (UnB) deu início à corrida eleitoral para o cargo máximo da instituição na próxima gestão. Ontem, os pré-candidatos registraram as chapas na Comissão Organizada da Consulta (COC). Diferentemente dos outros anos, nos quais a disputa ficou marcada por diversos grupos, chegando no último pleito a 10 concorrentes, em 2016, três concorrem à Reitoria. Os candidatos são: o reitor, Ivan Camargo; a professora do Instituto de Geociências Márcia Abrahão Moura; e a professora do Departamento de Serviço Social Denise Bomtempo. Eles devem se afastar dos cargos ocupados atualmente após a homologação das candidaturas. Caso não haja nenhuma recusa, as chapas começarão a campanha na sexta-feira.

Ivan busca a reeleição com a proposta de melhorar a infraestrutura da UnB. No primeiro mandato, marcado pela austeridade dos gastos, ele equilibrou as contas e zerou o número de servidores sem vínculo empregatício com a Fundação Universidade de Brasília (FUB), substituindo-os por concursados. Como vice permanece a professora Sônia Nair Báo.



Outra chapa na corrida é composta por Márcia Abrahão e o diretor do Instituto de Letras, Enrique Huelva. Eles buscam a modernização do espaço acadêmico. Na última eleição, ela disputou o segundo turno com Ivan Camargo. Márcia foi decana de Ensino de Graduação da Reitoria pró-tempore, em 2008, e da gestão de José Geraldo de Souza até 2011, período em que foi implementado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A terceira chapa a enfrentar as urnas é de Denise Bomtempo, também candidata na consulta passada ; ela ficou em quarto lugar. A educadora defende a UnB com espaço para o diálogo e respeito à diversidade. O vice de Denise é José Sánchez, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAO).

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação