Márcia Abrahão é a primeira reitora da UnB

Segunda parcial dos estudantes confirma resultado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/09/2016 11:06 / atualizado em 01/09/2016 18:55

Secom UnB
*Atualização: segunda parcial dos estudantes confirmam que Márcia Abrahão é a primeira reitora da UnB. Resultado ainda não é oficial, mas já está fechado proporcionalmente.

 

*Atualização: Às 15h45 saiu a primeira parcial dos estudantes, serão três. A chapa 93 recebeu 201 votos; a 94, 1594; e a 95, 1668. Foram 19 votos nulos e seis brancos. Apoiadores da chapa 94 comemoram muito, uma vez que as duas chapas estão empatadas entre professores e estudantes, mas Márcia Abrahão e Enrique Huelva ficaram muito na frente entre os técnicos.

 

*Atualização: Às 15h20 saiu a primeira parcial oficial dos professores. Foram 202 para a chapa 93; 741 para a 94; e 856 para a 95. 25 pessoas anularam o voto e outras 12 deixaram em branco. O segundo turno parece cada vez mais improvável. Alguns apoiadores da Márcia Abrahão comemoraram.

 

*Atualização: Às 14h45 foi divulgada a primeira parcial oficial dos técnicos. A chapa 93 teve 320 votos; 94, 1.465; e 95, 455. Foram 26 votos nulos e 5 brancos. Faltam 100 votos que ainda estão sendo contabilizados. Apoiadores da chapa 94 comemoraram.

 

*Atualização: Por volta das 14h15 todas as urnas tinham sido abertas. Um resultado extraoficial da votação dos professores indica que Ivan Camargo e Márcia Abrahão estão quase empatados.

 

Na manhã desta quinta-feira (1º), a Comissão Organizadora da Consulta (COC) começou a apurar os votos da comunidade acadêmica para reitor da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com a COC, foram cerca de 16 mil votos na ata. Desses, 2 mil são de professores, 2,5 mil de técnicos e 11 mil de estudantes, em valores aproximados, nos dois dias de votação.

A contagem começou pelos estudantes e, em seguida, para técnicos e professores. A comissão considerará uma margem de erro de 2% no resultado, acima disso, será feita uma nova checagem da ata.

Candidatos
Os candidatos da chapa 93, Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez, e da chapa 95, Ivan Camargo e Sônia Báo, estão no centro comunitário. Márcia Abrahão informou que irá ao Centro Comunitário às 14h.

 

Marcelo Ferreira

 

Denise Bomtempo, sobre concorrer pela segunda vez: “é bem diferente. Estou mais experiente, mais madura, mais tranquila”, explica. “O que me instigou a ser candidata novamente foi o contato que tive com os estudantes no Decanato de Assuntos Comunitários”, conta. Ela foi decana na gestão de Ivan Camargo. Ela se diz esperançosa no resultado e acredita que possa ir ao segundo turno. “Dessa vez, eram três chapas fortes. Nossa campanha foi muito elogiada, até mesmo pelas outras chapas”, afirma Denise.

 

Marcelo Ferreira

 

Ivan Camargo disse que todos estão muito ansiosos pelo resultado. “A comunidade teve toda a liberdade de se manifestar. Nós fizemos o que julgamos correto nos últimos quatro anos. Acredito que a consulta será um termômetro real da visão da universidade (sobre a gestão)”, explica. Ele também está esperançoso, acredita que haverá segundo turno e que está preparado para isso.

 

Veja mais notícias sobre educação

 

Marcelo Ferreira

 

Paridade

Neste ano, como em 2008 e 2012, a UnB adotou o modelo paritário de consulta. O peso de cada segmento é igual, mas, para que todos alcancem 33% de representatividade, é necessária a participação de 100% dos eleitores.

 

Acompanhe todas as novidades pelo twitter do Eu Estudante