Ensino_EnsinoSuperior

Universitárias de engenharia da USP viralizam na internet

Situações de preconceito e machismo são retratadas em videoclipe

postado em 13/04/2017 18:55

Situações de preconceito e machismo são retratadas em videoclipe

Alunas dos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) viralizaram na internet com um vídeo que discute a realidade enfrentada por mulheres na profissão. Situações como "você vai desistir do curso, sexo frágil e peão não respeita mulher" são alguns dos pontos levantados pelas estudantes. A ação foi planejada para o Integra Poli (gincana entre centros acadêmicos da instituição).

Nos quase quatro minutos do vídeo, as estudantes levantaram a questão de poucas mulheres estudarem engenharia ; nos últimos cinco anos, apenas 27% dos ingressos na Poli foram meninas; . Todos os relatos foram feitos nos próprios corpos em forma de clipe, com a música "Survivor" (sobrevivente, em português), que ficou mais conhecida no último ano pelo clipe, também feminista, da cantora Clarice Falcão.

Apesar das dificuldades descritas no vídeo , a mensagem transmitida no final foi: lugar de mulher é onde ela quiser, e que elas escolheram a engenharia. Confira o vídeo abaixo.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação