Ensino_EnsinoSuperior

Revista de Estudos Pedagógicos recebe nota máxima da Capes

postado em 17/05/2017 18:55

Publicada há 73 anos, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), editada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem agora nota máxima no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a avaliação do triênio 2013-2015, a RBEP passa a ter qualificação A1 na área ensino e A2 em educação. A revista científica figurava como publicação B1 desde 2010.

A elevação do padrão de qualidade da RBEP é resultado de uma série de ações da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep nos últimos anos, como investimento na capacitação da equipe, maior captação de artigos internacionais, indexação em bases de dados nacionais e internacionais, participação da equipe em eventos na área da educação e a migração para uma versão mais atualizada do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

A RBEP, criada em 1944, é um periódico quadrimestral publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área da educação. A publicação também contém relatos de experiências e resenhas.

Artigos

O sistema Qualis Periódicos é usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. O processo foi concebido para atender necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio de um aplicativo de coleta de dados. O Qualis Periódicos contém uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

Mais informações sobre os critérios para a submissão de artigos no sistema da RBEP podem ser acessadas .

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação