A dois dias do PAS, professores sugerem que candidatos descansem

Estudantes do ensino médio prestam, neste domingo, as provas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília. Professores recomendam descanso e preparação dos objetos a serem levados para o exame

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/12/2017 06:00 / atualizado em 03/12/2017 08:15

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press


Hora de ouvir música, passar tempo com a família e, sobretudo, descansar. Nestes dois dias que antecedem a aplicação das provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), vale a pena investir na tranquilidade. Assim, quando chegar o domingo, corpo e mente estarão prontos para encarar cinco horas da maratona de questões, além da redação.


Quem estudou ao longo de todo o ano deve aproveitar estes dois dias para aumentar a autoconfiança. Afinal, a prova será apenas um reflexo do aprendizado adquirido em sala de aula. “Se a pessoa realmente se preparou bem, não tem motivo para se preocupar”, reforça o professor de matemática Rodrigo Vaz, do Galois. Para ele, o maior risco ao bom aluno nesse momento é o nervosismo. “Se o estudante não estiver descansado, não vai dar certo”, alerta.


Seguindo as dicas do professor Rodrigo, a estudante Donata Fidalgo, 17 anos, vai descansar neste fim de semana. Ela relata ter obtido ótimas notas nas provas da escola durante todo o ano, o que já a credencia a se sair bem na segunda etapa do PAS e ficar próxima de uma vaga no curso de comunicação social. “Vou assistir a algum filme e sair com minhas amigas, no sábado.”

Leia as últimas notícias em Eu, Estudante

 

Antes de descansar, Donata concentrou os estudos nos conteúdos específicos do PAS, ou seja, aquelas obras pedidas nas matrizes dos objetos de avaliação. Sobre o restante, a jovem confia nos bons resultados do ano. “Nem vou revisar de última hora o conteúdo de exatas para não me estressar”, confessa a candidata.


De acordo com o professor Rodrigo, os alunos do segundo ano tendem a se tranquilizar mais antes do PAS. “Quem faz a primeira etapa está diante do primeiro vestibular da vida. Já os estudantes do terceiro ano se preocupam porque é a prova decisiva”, aponta.

Sem estresse

Diferentemente dos anos anteriores, os alunos das três séries do ensino médio vão fazer a prova no domingo. Por isso, vale ficar de olho no trânsito e não correr o risco de se atrasar. O edital recomenda que os alunos cheguem até às 12h, e os exames começam uma hora depois. Neste ano, além da aplicação nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal, estudantes também vão fazer o PAS em cinco cidades goianas e quatro municípios mineiros.

 


Portanto, melhor do que revisar o conteúdo de última hora é preparar todos os itens para levar ao local de prova (veja o quadro). “Retire um momento no dia anterior para se organizar. Confira onde fará a prova, anote em um local acessível e separe os documentos e materiais necessários”, indica o professor de biologia Raphael Borges.


Com tudo isso em mãos, a manhã de domingo vai ser muito mais tranquila, aposta Raphael. “Desligue-se de julgamentos e de sentimentos derrotistas, valorize-se e reconheça que fez o possível”, motiva o professor, que conta que ele mesmo foi vítima do estresse às vésperas de prova. “Já passei por três provas da UnB e só não fui aprovado quando me sobrecarreguei de cobranças e estresse, inclusive no dia da prova.”

 

O que levar?
Itens obrigatórios


» Documento de identidade original com foto

» Caneta esferográfica 
fabricada em material transparente e de 
tinta preta

» Comprovante de inscrição com local de prova

    Itens permitidos

» Alimentos leves, desde que embalados em material transparente

Itens proibidos

» Relógios, celulares e qualquer equipamento eletrônico, inclusive calculadora
» Lápis, lapiseira, borracha, apontador e canetas 
de outras cores

» Garrafas em material não transparente

» Óculos escuros, chapéu, boné, gorro


    Documentos não aceitos

» Carteirinha de estudante

» Certidão de nascimento

» Título de eleitor

Em caso de perda do documento de identidade, o Cespe/UnB aceita que o aluno apresente boletim de ocorrência no prazo de validade (90 dias). Confira a lista completa de itens permitidos ou não no site www.cespe.unb.br/pas