postado em 24/06/2014 16:31
[SAIBAMAIS]Para este ano, o número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ultrapassou a marca dos 8,5 milhões. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o exame deverá ser usado por 115 universidades no Brasil para garantir acesso a cursos de graduação, inclusive pela Universidade de Brasília (UnB) ; que passou a adotar a avaliação como uma das formas de ingresso para o primeiro semestre letivo desde 2013 ;, e por outros institutos federais. Além disso, em 2014, duas instituições portuguesas aceitam, pela primeira vez, o teste como porta de entrada para as universidades da Beira Interior, em Covilhã, e Universidade de Coimbra, em Coimbra. O certame é utilizado também em outros programas do Governo Federal, como o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec). Em 8 e 9 de novembro, as provas têm início às 13h pelo horário de Brasília.No primeiro dia são feitas as provas de ciências humanas e suas tecnologias ; história, geografia, filosofia e sociologia ;, e ciências da natureza e suas tecnologias ; química, física e biologia ;, as duas com 45 questões de múltipla escolha cada. No sábado, as provas têm duração de quatro horas e 30 minutos. Já no segundo dia, são realizadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação ; língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação ;, além de matemática e suas tecnologias ; matemática. Para o último dia de prova, os candidatos têm cinco horas e 30 minutos para responder às 90 perguntas de múltipla escolha e fazer a redação. Acesse o edital do Enem pelo site.
Preparação para o exame
Para Paulo Perez, coordenador do curso pré-vestibular Galois e professor de espanhol, o Enem é uma prova de maratona, o que exige muito fisicamente e psicologicamente do candidato. ;É importante que o estudante comece lendo o comando das questões, depois leia as alternativas para só então fazer uma leitura de qualidade do texto. Portanto, a ordem é entender o que pede a questão, em seguida as opções e por último, o texto;, destaca. O docente afirma que a prova traz estratégias de conduta cidadã, por isso, é de extrema importância a leitura constante de jornais e revistas. ;O aluno tem que ler periódicos porque pode ser que o Enem aborde temas muito divulgados na mídia, atualmente, como a falta de água em São Paulo, o legado da Copa do Mundo para o país e os programas sociais do governo ; Bolsa Família etc.; Além disso, como a prova cobra competências, é preciso que o estudante saiba aplicar questões da matemática no dia a dia e consiga interpretar contas de luz e gráficos.
;O Enem é um belo instrumento de avaliação, por isso, hoje várias instituições confiam na prova. Além disso, o exame é cada vez mais um instrumento que seleciona os alunos não só para a universidade, como também para escritórios de advocacia, por exemplo.; O professor lembra também que existem muitas instituições que já exigem a nota do Enem para dar desconto ou bolsa integral ao aluno. O uso da nota do Enem como pré-requisito para o programa Ciências sem Fronteiras é outra prova da importância do exame.
Acompanhar os noticiários e ler os textos da prova com atenção pode ser muito útil na hora da escrita do texto, é o que diz Carlos Roberto Gomes, professor de redação do curso pré-vestibular Único. ;O aluno precisa primeiro ler a proposta do texto. Dentro da prova, há textos motivadores que podem ajudar a pensar melhor o tema, fazer uma referência mais interessante. Geralmente, é bom reservar uma hora para a redação.;
Além disso, Carlos Roberto afirma que o rascunho é de extrema importância. ;Com o rascunho ; que deve durar de 15 a 30 minutos ;, o estudante evita a repetição de ideias porque coloca no papel o fluxo de pensamentos. É preciso que o aluno mostre um vocabulário amplo, buscando dizer a mesma coisa, porém de outra forma. Use diferentes conjunções e organize bem o pensamento.;
É fundamental que o aluno sistematize as ideias seguindo uma lógica. ;O candidato deve procurar fazer uma boa introdução ; quatro a cinco linhas no máximo ;, desenvolvimento ; dois a três parágrafos com citações e exemplos da vida real ; e, por último, a finalização ; que apresenta uma ideia de intervenção. A conclusão deve mostrar uma forma de resolução do problema proposto no enunciado e ter uma média de seis a sete linhas. Por exemplo, se o tema for trabalho infantil, é preciso que o aluno se posicione contra ou a favor e, ao fim, dê sugestões para o problema".
Além do conteúdo
Para conciliar os estudos com momentos de diversão, a editora LeYa também separou músicas, filmes e passeios que os estudantes não podem perder.
Músicas
Na tentativa de relembrar os tempos do Brasil colônia, os candidatos não podem deixar de ouvir o CD interpretado pelo Brasilessentia Grupo Vocal e Orquestra. A obra Música do Brasil Colonial (São Paulo, 1999) contém 18 faixas que destacam a produção musical na época em que o país era colônia de Portugal. Já para falar sobre o sistema capitalista, Canções curiosas, palavra cantada (1998), retrata músicas que são símbolo da luta contra o trabalho infantil como, por exemplo, Criança não trabalha, de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. Além disso, para aprimorar os conteúdos de literatura, os alunos não devem se esquecer de escutar o álbum Livro de Caetano Veloso (1997). A obra enfatiza um projeto musical voltado aos livros e também a experiência da leitura, com destaque para a faixa Livros.Filmes
Para complementar os conteúdos aprendidos em sala de aula, os candidatos também não podem perder a chance de assistir ao filme Ilha das flores (1989), que conta a história do ciclo do consumo da sociedade brasileira e que retrata a realidade de brasileiros que vivem precariamente no país. Outras três sugestões são os filmes Bioquímica: lixo e degradação do solo (2000), que retrata como a água contaminada de uma cidade acaba gerando uma série de doenças nos habitantes; Evolução dos seres vivos (2009), que conta a história de Charles Darwin.
Assista ao filme Ilha das Flores:
[VIDEO1]
Museus e exposições
Em Brasília, os estudantes podem aproveitar para visitar, até 11 de agosto, a exposição A Experiência da Arte - Série Arte para Crianças que apresenta um conjunto de sete exposições independentes, mas que representam um grande painel da arte contemporânea brasileira. A mostra conta com instalações, esculturas, fotografias, obras sonoras e poemas visuais, que demonstram a pluralidade da linguagem da arte contemporânea. A exposição possui obras de artistas como Vik Muniz, Ernesto Neto, Paula Trope, Eduardo Coimbra, Waltercio Caldas, Cildo Meireles e Wlademir Dias-Pino. A entrada é gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado no SCES, Trecho 2, Lote 22. A exposição funciona de quarta a segunda-feira, das 9 às 21h.
Além disso, fica em cartaz até 10 de setembro, a exposição Getúlio Vargas: o Político e o Mito. A mostra exibe fotos da infância do ex-presidente e da trajetória política até o suicídio em 1954, além de quadros, reprodução de documentos históricos e letras de músicas alusivas ao governo. A exposição está localizada no hall da taquigrafia, que fica no Anexo II da Câmara dos Deputados, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A entrada é gratuita.Para mostrar que é possível unir conhecimento ao prazer da aprendizagem, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo oferece mostras com grandes acervos de vídeos, fotografias e registros sonoros, o que possibilita o contato com várias linguagens e manifestações artísticas. O museu está localizado na avenida Europa, 158, em São Paulo, e funciona de terça a sábado, das 12h às 21h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Às terças-feiras, a entrada é gratuita, porém nos demais dias, os valores dos ingressos variam de exposição para exposição. Informações: (11) 2117 4777 ou .
Outro local que vale a visita é o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) que desperta a curiosidade e o gosto pelas ciências através de atividades que apresentam conceitos de zoologia, botânica, paleontologia e arqueologia, além de conceitos físicos como termodinâmica e eletrostática. O museu está localizado na avenida Ipiranga, 6.681, Prédio 40, em Porto Alegre e fica aberto às terças, quartas e quintas, das 9h às 17h; nas sextas-feiras, das 9h às 21h; e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. O preço dos ingressos varia entre R$ 13,50 e R$ 17. Informações: (51) 3320 3521.
Plataformas on-line
ClickEnem
[FOTO8]
A Click Ideia é um site que fornece apoio escolar a estudantes dos ensinos infantil, médio e fundamental. Mas que com a proximidade do Enem preparou uma ferramenta ; ClickEnem ;, que reúne as questões do exame desde 2009 até o último ano, além de diversos recursos como a criação de linhas do tempo que tornam o estudo mais interativo, videoaulas e jogos. Através da plataforma, o estudante consegue ter acesso a vários exercícios e, a partir disso, criar o próprio simulado com um banco de dados que possui quase mil questões. Assim como no exame, as perguntas estão divididas em linguagens e códigos, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. O ClickEnem está disponível de forma gratuita e pode ser acessado através de computadores, tablets e smartphones. Acesse o site.
ExamTime

A ExamTime é uma plataforma educacional on-line que possibilita, de forma gratuita, a troca de conhecimentos entre professores e estudantes. Dentro da plataforma, usuários de todo o mundo compartilham resumos, dicas e estratégias. Para os estudantes do Enem, é oferecido acesso a simulados on-line e a ferramentas que criam mapas mentais para organizar e memorizar os conteúdos, além de oferecer a possibilidade de montar um plano de estudos ou de receber dicas para a escrita de uma redação excelente para o exame. A plataforma foi lançada em 2012 pela empresa irlandesa de softwares educacionais Sami e hoje possui usuários de mais de 140 países. Acesse o .
Geekie Lab
[VIDEO2]
A Geekie Lab ; única plataforma de conhecimento e aprendizagem personalizada brasileira credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) ; permite que professores e gestores acompanhem em tempo real o desempenho e o crescimento dos estudantes. Primeiramente, o aluno faz uma avaliação diagnóstica. Depois, a plataforma disponibiliza um relatório que apresenta os erros e as principais fraquezas do candidato. A seguir, a plataforma cria um plano de estudos. A partir dessa ajuda, o estudante começa a realizar os exercícios propostos e a assistir às videoaulas. Durante todo o processo, o docente pode interferir marcando atividades e exercícios a mais no plano de estudos, além de sugerir conteúdos. Acesse o .
Mundo Edu
[VIDEO3]
Em atividade há três meses, o site Mundo Edu é uma plataforma que oferece um programa de estudos com planos de aprendizagem completo do ensino médio em geografia e história e alguns conteúdos de física e química. A plataforma é focada no Enem e disponibiliza videoaulas que buscam ser irreverentes e interativas, além de oferecer material de apoio para download com resumos de conteúdos do ensino médio e exercícios extras. Várias videoaulas são gratuitas, mas para ter acesso a algumas, é preciso que o estudante pague uma taxa mensal de R$ 15 ou de R$ 50 por seis meses. Além disso, o site permite que alunos tirem dúvidas e discutam sobre os exercícios propostos. Acesse o .
Supera

O Supera é um curso oferecido na forma presencial ou on-line que promove a estimulação cognitiva, ou seja, ajuda os estudantes a melhorarem a forma como estudam. Na plataforma on-line, o curso disponibiliza um programa personalizado de exercícios que aprimora memória, visão espacial, linguagem e lógica. O aluno também recebe recomendações de um instrutor virtual que adapta o treino, de acordo com as necessidades do candidato. Isso é possível porque os resultados obtidos são comparados aos de outras pessoas com o mesmo perfil -- idade, sexo e escolaridade. Para a plataforma on-line ; que pode ser acessada por qualquer pessoa interessada ; é cobrada uma assinatura que varia entre R$ 47 e R$ 179,80. Já o curso presencial, realizado ao longo de 18 meses, oferece duas horas de aula uma vez por semana, ; não existe um curso específico para o Enem. O valor médio cobrado no curso presencial é de R$ 249. Em Brasília, o Supera está presente em três locais -- Asa Sul, Sobradinho e Taguatinga. Informações: 3424 - 2316 ou 3487- 1141 ou .