publicidade

Dad Squarisi dá dicas para se escrever uma redação nota 10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/08/2012 13:46 / atualizado em 18/08/2012 14:06

Mariana Niederauer

Carol Matias/Esp. CB/D.A Press
“O texto moderno é aquele que dá o recado”. Foi com essa afirmação que a editora de Opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, iniciou a palestra na Feira Capital Estudante sobre como escrever uma redação nota 10. Ela explicou que, hoje, como todo mundo escreve tanto, é necessário que o objetivo dos textos seja apresentado de maneira clara e concisa.

Durante o evento, que vai até domingo (19/8), no shopping Pátio Brasil, Dad ressaltou a importância de dominar a língua portuguesa para alcançar um bom desempenho em provas e também no ambiente profissional, na hora de se comunicar com o chefe, por exemplo.

“É com a língua que fazemos tudo: fazemos amigos, conquistamos namorados, conversamos com Deus, educamos nossos filhos. E também é com a língua que desfazemos amizades, relacionamentos”, disse. Por causa dessas duas faces opostas do idioma é preciso tomar cuidado com o que se escreve e como se escreve.

O estudante José Camilo Nunes, 17 anos, estava em busca de dicas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele pretende prestar a prova para garantir uma vaga na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ainda não decidiu qual curso vai escolher. Está em dúvida entre psicologia, letras e nutrição. “Eu quero aprender a escrever uma boa redação para o Enem, pois tem um peso grande na prova”, disse.

Passo a passo
Papel e caneta em mãos para começar os exercícios do passo a passo para uma redação nota 10. Isso mesmo. Você que está em frente ao computador também pode anotar as dicas e exercícios de Dad Squarisi para escrever um bom texto. O primeiro ponto importante é saber quais níveis de erros podem ser cometidos na língua portuguesa:

1. Grafia: trocar as letras das palavras. É um erro comum no início da alfabetização.
Exemplo: O ospitau fica lonje.

2. Sintaxe: é a conexão das palavras, a concordância e a regência.
Exemplo: Os hospitais fica longe.

3. Lógica: as frases do texto precisam conversar umas com as outras.
Exemplo: O hospital fica longe. O mercado estava cheio.

4. Adequação: é necessário que texto esteja adequado à situação.
Exemplo: Chegarei atrasado à reunião (recado para o chefe)
Vc vai lá na festa hj msm?
(mensagem para um amigo)

Carol Matias/Esp. CB/D.A Press
Dad lembra que o texto profissional precisa ser lido, entendido e apreciado. Isso significa que ele deve ter as seguintes características: adequação; naturalidade (é preciso dar a impressão de que se está conversando com o leitor); objetividade; concisão, clareza e harmonia (dizer o que precisa ser dito, nem mais, nem menos); frases curtas; perguntas diretas (que terminam em interrogação); palavras curtas, simples e concretas (ao invés de “somente”, usar “só”, por exemplo); e correção.

Para chegar a esse resultado, lembre da regra de ouro: menor é melhor. Corte o que for desnecessário e use ponto. Gerúndio, conjunções, artigos indefinidos, pronomes possessivos, o pronome todos e o verbo tentar, são exemplos de palavras que podem ser cortadas para simplificar o texto. Leia os dois trechos abaixo e veja como essas regras deixam a redação mais clara e direta:

"Os alunos recém-aprovados no vestibular, porque tiraram nota acima de 600 no Enem, chegarão à universidade no próximo semestre, podendo, se forem estudiosos, tentar fazer um curso de pós-graduação em todas as universidades federais."

Cansativo, não? Confira como fica após as dicas:

"Os alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no próximo semestre. Eles tiraram nota acima de 600 no Enem. Se forem estudiosos, podem fazer curso de pós-graduação nas universidades federais."

O último passo é fazer um plano de redação. Pense em qual vai ser a estrutura do texto:

- Tema: qual será o assunto geral?
- Audiência: a quem se destina o texto?
- Delimitação: que aspecto do tema vai ser tratado?
- Objetivo: aonde quero chegar com meu texto? Demonstrar uma tese? Esclarecer um ponto de vista? Questionar uma afirmação? Informar algo? Dar sugestões?

No Blog da Dad você encontra mais sugestões para uma boa redação e também exercícios para treinar em casa.

Tags:

publicidade

publicidade